Análise do livro Pinóquio às avessas
Por: Laura Medeiros • 7/11/2017 • Trabalho acadêmico • 1.691 Palavras (7 Páginas) • 337 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
PSICOLOGIA
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E TEORIAS DE APRENDIZAGEM
PINÓQUIO ÀS AVESSAS
São Paulo
2017
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
PSICOLOGIA
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E TEORIAS DE APRENDIZAGEM
PINÓQUIO ÀS AVESSAS
São Paulo
2017
RESUMO
O presente trabalho trata-se de uma analogia as teorias de aprendizagem tradicional, comportamental e humanista pautadas no livro “Pinóquio às avessas”, escrito por Rubem Alves e ilustrado por Maurício de Souza.
Na abordagem tradicional, o professor detém o poder e o conhecimento enquanto o aluno é só um ser passivo que só recebe a informação.
Já na abordagem comportamental incentiva as atitudes positivas dos alunos com gratificações e reprime as atitudes negativas
A abordagem humanista acredita que a base do conhecimento é o aluno, na qual o professor apenas o orienta e auxilia.
Na conclusão há uma crítica ao sistema tradicional e comportamental enquanto existe uma defesa ao sistema humanista, sempre com um paralelo ao livro.
PALAVRAS-CHAVE: EDUCAÇÃO; ABORDAGENS DE ENSINO; TRADICIONAL; COMPORTAMENTAL; HUMANISTA.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ................................................................................................... 5
METODOLOGIAS............................................................................................... 6
1. Abordagem Tradicional................................................................................... 6
2. Abordagem Comportamental........................................................................... 7
3. Abordagem Humanista.................................................................................... 8
CONCLUSÃO................................................................................................... 10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................................11
INTRODUÇÃO
O livro “Pinóquio às avessas” discorre sobre como é a escola e como ela se relaciona com o aluno sobre o ponto de vista do personagem Felipe, e também faz um paralelo de como essa relação pode afetar na nossa sociedade desde a infância até sua velha idade.
Felipe era um garoto que adorava brincar e era cheio de dúvidas, pois adorava questionar o tempo todo. Seus pais sempre falavam que a escola seria o lugar que ele tiraria todas as suas dúvidas, então ele tinha uma ideia bem romântica sobre o que era a escola e ao entrar percebeu que era diferente do que imaginara.
Conforme o tempo passava, se adaptava ao novo mundo que foi inserido, seus desejos eram suprimidos e até esquecidos. Após ter se formado, conseguido um emprego e ter o seu nome de referência ao seu ofício, na qual foi aprendido na escola, perto do fim de sua vida, ele relembra os seus antigos desejos e vontades e percebe o rumo diferente que tomou.
Faremos paralelos dessa história com as abordagens de ensino e definiremos a qual tipo de ensino Felipe passou e como isso afetou na sua carreira e suas vontades.
METODOLOGIAS
ABORDAGEM TRADICIONAL
A abordagem tradicional se caracteriza por uma abordagem onde o homem é um receptor passivo de informações, ou seja, as informações vêm de um meio externo que é considerado o ideal e as pessoas precisam repetir para obter conhecimento, a inteligência é a idiossincrasia, na qual é a capacidade de acumular e armazenar informações.
O método da aula é expositivo, ou seja, o aluno é ouvinte, só pode tirar dúvidas e não pode falar sobre seus conhecimentos para com o professor, já que o professor tem uma relação vertical com o aluno e a informação só é obtida através dele.
A avaliação qualifica o conteúdo absorvido na aula e o resultado é a quantidade das informações reproduzidas pelo aluno e não com a formação do pensamento reflexivo.
No livro Pinóquio às avessas é possível identificar várias características da abordagem tradicional. Quando os pais de Felipe falam que todas as respostas sobre os questionamentos que ele tinha sobre a vida, seriam obtidas na escola. Porém ao chegar na escola e questionar os professores, ele descobre que suas perguntas não seriam respondidas, a única coisa que aprenderia ali era a matéria. Ao indagar a professora sobre o uso da palavra dígrafo, ela não soube responder o real sentido dessa palavra estar no programa escolar, a única coisa que ela soube dizer foi que cairia no vestibular, visto que a abordagem tradicional só visa formar profissionais. Depois de lutar muito para obter respostas, Felipe percebeu que ali não as encontraria e então desistiu de procura-las e apenas se dedicou ao conteúdo ali apresentado.
Quando Felipe se forma, seus pais ficaram extremamente felizes já que seu filho agora era um profissional, ganhou cartões de visita, fez doutorado e ficou rico, mas nada disso o fazia feliz.
6
É possível compreender que a abordagem tradicional faz com que as pessoas desistam de seus verdadeiros sonhos, já que a extrema imposição de um modo de vida faz com que pensem que a única maneira de obter sucesso na vida é sendo profissionais que geram muita renda.
ABORDAGEM COMPORTAMENTAL
Abordagem Comportamental trata do aluno através das recompensas e reforços positivos e negativos, estimula- se esses tópicos de forma natural e previsível, onde o aluno responde a um propósito externo. O sistema é de recompensa. O aluno é recompensado com premiações, cada vez mais estimulando a competitividade
Reforços positivos servem para obter respostas positivas seguidas e negativos para reduzir as respostas erradas. Os reforços são garantidos quando carregam uma forma de valorização, incentivar o aluno, observar o modo como o aluno é, estimular a autoconfiança, parabenizar o aluno em tarefas complexas estimulando-o.
...