Analise de como se da o desenvolvimento da identidade de gênero
Por: ppsicolondrina • 5/6/2022 • Abstract • 450 Palavras (2 Páginas) • 69 Visualizações
1. Analise de como se da o desenvolvimento da identidade de gênero
Segundo alguns psicólogos, o termo gênero se reserva para as diferenças psicológicas entre homens e mulheres. A identidade de gênero se refere ao senso de ser homem ou mulher já o papel de gênero é o comportamento que geralmente está associado a ser homem ou mulher.
O gênero, é influenciado desde o pré-natal devido a uma alteração nas quantidades hormonais do sexo masculino com o sexo feminino, onde o a maior quantidade produzida de determinados hormônios irá influenciar e prevalecer no desenvolvimento do indivíduo causando semelhanças ou não com o sexo oposto. Considerando que a biologia trata de forma empírica a existência de somente dois sexos biológicos, estas alterações hormonais tendem a gerar conflitos e dúvidas ao indivíduo ser homem, mulher ou transgênero devido a determinadas características físicas em seu corpo e o seu estado mental.
Os homens e a mulheres recebem também influencias externas da sociedade determinando e entrelaçando conceitos e papeis distintos para cada um, sendo isto positivo ou não em sua formação psíquica. Homens e mulheres recebem tratamentos diferentes em relação ao sexo biológico, como também expectativas sociais relacionadas ao seu sexo fazendo que esse conflito da pessoa seja potencializado, em se pensar ser homem ou mulher, molda a maneira como o indivíduo se comporta, essa associação sobre si, tem início aos 2 anos de idade e partir daí eles são inseridos em suas práticas afim de que cada papel de gênero se cumpra de acordo com os moldes da sua cultura.
2. Estudo de caso de mudança de sexo" o que eu entendi, como é formado, quais conclusões eu tiro sobre mudança de sexo?"
Compreendi que ninguém nasce com um gênero definido, mas que existe sim um conflito onde tende a 'se sentir ou pertencer ao sexto oposto' ou em 'algum lugar' entre os dois sexos, pesquisas apontam que na fase da adolescência a maior parte de meninos e meninas tendem a conseguir passar por essa fase de maneira natural após a puberdade. Nos casos onde se permanece esses conflitos, a mudança de sexo tende também a provocar efeitos negativos a pessoa e a sua vida, levando-os a suicídios ou mesmo desencadeando patologias psicológicas pelo fato um arrependimento confirmado por parte do indivíduo, essa cirurgia não se reverter. Minhas conclusões, considerando que essa alternância, em se identificar e pertencer a determinado gênero pode acontecer em qualquer fase da vida, também devemos considerar com o mesmo peso que uma pessoa pode receber tratamentos psicológicos e farmacológicos afim de que ela possa se encontrar com a sua orientação sexual biológica, sem precisar ter como primeira e ‘única’ escolha, expor o seu corpo a procedimentos cirúrgicos irreversíveis, preservando a vida.
...