Anelise Renz
Trabalho Escolar: Anelise Renz. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Annerenz • 27/11/2014 • 670 Palavras (3 Páginas) • 211 Visualizações
1-Relacione o contexto de vida de will, a mudanças ocorridas neste e as suas decisões, com os níveis da teoria da hierarquia das necessidades de Maslow.
No filme Will, era um jovem órfão gênio da matemática, com poucas condições financeiras e com três grandes amigos, foi criado em um orfanato onde sofreu abusos e agressões, tinha um comportamento agressivo batia em pessoas que não gostava, foi detido varias vezes, não confiava em ninguém, até que foi submetido por um professor da universidade onde trabalhava, a fazer uma terapia, ficasse sob tutela do professor e conseguisse um emprego formal. Após varia tentativas de iniciar a terapia com vários terapeutas Will sempre resistia e debochava da sessão, ate que Sean conseguiu ganhar sua confiança mostrando o lado afetivo e de amizade fazendo-o enxergar que tudo que aconteceu em sua vida não era culpa dele. Com isso conheceu uma garota que despertou o sentimento do amor, conseguiu um emprego formal mais desistiu e foi ao encontro de sua amada suprindo então as necessidades fisiológicas de amor, sexo e uma namorada.
2- Segundo os princípios teóricos da abordagem centrada na pessoa, discuta quais aspectos da relação terapêutica entre Will e Sean facilitaram a adesão de Will à terapia?
Postula que o contato do profissional com o paciente provém de um conjunto de concepções, atitudes e valores relacionados ao ser humano, agindo, o terapeuta, como pessoa, e nunca como especialista. E para que isso se torne possível o autor coloca em prática princípios existencialistas, fazendo o uso da Fenomenologia.
Na Abordagem Centrada na Pessoa, o pressuposto fundamental é que em todo indivíduo existe uma tendência atualizadora, uma tendência do organismo para se desenvolver e atualizar suas potencialidades. Segundo Rogers, existem três atitudes psicológicas que facilitam a tendência atualizadora, tais como a congruência, a aceitação positiva incondicional e a empatia. E com certeza a empatia dos dois foi o que despertou o interesse do próprio Will em aceitar a fazer a terapia.
3- Justifique se o comportamento do terapeuta foi adequado, de acordo com o conceito de Rogeriano de Congruência.
Nesta cena tanto quanto no decorrer da história, ele mostra ao menino que seu caráter, seus valores e vivências não se resumem apenas ao que é aparente, o quadro, no caso, e conta diversas experiências, tanto dolorosas como alegres, vividas com sua falecida esposa. Assim ele confronta o jovem, mostrando-o que seus comportamentos não são nada além de uma aparência construída à base de mecanismos de defesa, e que para que haja compreensão não é necessário o uso de teoria alguma, mas sim do conhecimento acerca do menino, seus desejos, dores, temores e experiências. O estado de incongruência de Will começa a ser revertido, e para tal a atuação, abrange os três conceitos facilitadores da tendência atualizadora citados por Rogers, a começar pela empatia e a aceitação positiva incondicional, onde através de exemplos de suas próprias experiências se penetra no universo de Will, partilhando sentimentos em comum, mostrando compreensão sem julgamentos, ou esclarecimento de suposições.
4-Esta intervenção é exemplo de qual atitude facilitadora descrita na teoria
...