Auto Desenvolvimento
Trabalho Escolar: Auto Desenvolvimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: negrete01 • 10/9/2013 • 829 Palavras (4 Páginas) • 338 Visualizações
LEITURA PARA REFLEXÃO
AUTOCONHECIMENTO: O CASO DE AMOR MAIS IMPORTANTE DA SUA VIDA
O que você pensa, acredita e diz a si mesmo influencia o que sente e faz.
Você se ama? Estudos têm demonstrado que a auto - estima faz a diferença na hora de enfrentar os desafios. Alta, ela é seu maior aliado. Baixa, seu pior inimigo. Ela está presente em tudo o que você faz. De acordo com os especialistas, a auto -estima compõe-se de três ingredientes que se manifestam em doses diferentes:
Como está o seu amor próprio? O amor por si mesmo é o alicerce da auto - estima. Significa que você se ama de modo incondicional, com todos os defeitos e qualidades. Mesmo que seus projetos fracassem, uma voz interior dirá que você é digno de amor e respeito.
Como você se vê? Na auto - imagem, o que conta é a avaliação que você faz de seus atributos: sua inteligência, sua beleza, seu talento. Se você menospreza a sua capacidade, acabará desperdiçando chances preciosas de se realizar e ser feliz.
Você confia no seu taco? A autoconfiança é o que lhe dá coragem para agir em situações novas. A falta de segurança se manifesta na timidez, na hesitação e no medo do desconhecido.
Se você desconfia que sua auto - estima anda meio caída, não desanime. É possível reverter esse quadro. Para que tudo dê certo, antes de mais nada incorpore à sua rotina três posturas gerais:
Transforme lamentos em decisões
Escolha objetivos viáveis
Dê um passo de cada vez
Munido dessas estratégias, invista nas novas atitudes.
Conhecer a si mesmo – é o ponto de partida para a auto - estima. Tomar consciência das suas capacidades e limites. Defina claramente aquilo que lhe agrade e o que desagrade em você mesmo.
Aceitar-se : as pessoas com amor próprio elevado sabem que tem defeitos, como todo mundo. A diferença está na maneira de encará-los.
Ser honesto consigo mesmo: a promoção que você esperava não saiu e um colega pergunta: “Você ficou decepcionado?” “ Você diz que não liga, quando , na realidade, tem vontade de gritar “ Claro”. Abra o jogo a você mesmo.
Agir: A ginástica da auto estima é a ação. Em vez de ficar ruminando as frustrações, faça aquilo que você precisa e quer fazer. Até mesmo as pequenas ações podem ter um efeito simbólico capaz de virar o jogo e erguer a sua auto - estima: dar um telefonema, arrumar a bagunça, ir a uma festa etc...
Enfrentar a crítica interior: sabe aquela “voz” de dentro da cabeça que fica achando defeito em tudo o que você faz? Já que não dá para despachá-la, é melhor enfrenta-la e lidar da melhor forma, utilizando-a para o seu crescimento.
O importante é se proteger do crítico implacável, que não se permite errar. Não se esqueça; o perfeccionismo é sinal de baixa auto - estima quando tudo o que faz não é o suficiente.
Aceitar a idéia do fracasso: a existência não é uma série infinita de vitórias. Para alcançar qualquer objetivo, é necessário assumir o risco do fracasso. Mas se ele ocorrer, qual é o problema? Errar não é vergonha.
Afirmar-se: a auto - afirmação
...