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Ava Tele aula de Fenomenologia

Por:   •  28/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  715 Palavras (3 Páginas)  •  633 Visualizações

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UNIP


CONTEÚDOS ACADÊMICOS


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PSICOLOGIA FENOMENOLOGICA D63C_33901_R_20221_01        CONTEÚDO

Fazer teste: ATIVIDADE TELEAULA I

Informações do teste[pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10]

Descrição Instruções

Várias tentativas Este teste permite 3 tentativas. Esta é a tentativa número 1. Estado de Conclusão da Pergunta:[pic 11]

Suas respostas foram salvas automaticamente.

PERGUNTA 1


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Leia as duas frases de Critelli (2012, p. 26) e, considerando a relação entre elas, indique a alternativa correta.

“Os homens experimentam uma necessidade ontológica de compartilhar seus conhecimentos, suas descobertas, seus sentimentos e

pensamentos.”

Pois,

“para os homens, tudo o que chamamos de real é aberto e sustentado pelo viver em conjunto.”

Assinale a alternativa correta.

  1. As duas afirmações são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
  2. As duas afirmações são verdadeiras e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
  3. A primeira afirmação é uma proposição verdadeira e a segunda é uma proposição falsa.
  4. A primeira afirmação é uma proposição falsa e a segunda é uma proposição verdadeira.
  5. Tanto a primeira como a segunda são proposições falsas.

PERGUNTA 2

Leia atentamente a seguinte afirmação de Husserl:[pic 12]


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olhar, simplesmente abrir os olhos.” (HUSSERL, 1907/1990, p. 33) [Referência bibliográfica: HUSSERL, E. “A Ideia da Fenomenologia”. Trad.:

Artur Morão. 1. ed. 1907. Lisboa: Edições 70, 1990] Sobre essa citação, é correto afirmar que:

[pic 20]  a. A passagem se refere à intencionalidade da consciência, que pode ser descrita como a propriedade de toda consciência ser referida a um objeto e todo objeto só ser enquanto referido a uma

consciência.

[pic 21]  b. Por meio dessa concepção, sujeito cognoscente e objeto conhecido são entidades separadas.

[pic 22]  c. A fenomenologia é um método rígido, pois exige como fundamento a atitude natural em relação ao mundo para poder conhecer sua

constituição.

[pic 23]  d. O fenomenólogo precisa do método fenomenológico para conhecer os fenômenos, esses são naturalmente constituídos.

[pic 24]  e. A passagem se refere à consciência que, nessa perspectiva, é

passiva em relação ao mundo.

Estado de Conclusão da Pergunta:

PERGUNTA 3        0 pontos

Pompeia (2004) afirma que:

“Poder existir é uma oportunidade que se renova a cada instante. Pode ser que vivamos só este momento ou por mais alguns dias, anos, até mais de cem anos. Pode, não tem de ser assim, apenas pode. A vida não é um direito nosso, pois pode ser arrebatada a qualquer momento; não é um

dever nosso, pois não nos

é dada como condição de necessidade, mas é uma contingência.”

Assim, existir emerge como projeto. A partir desse contexto, a afirmação correta abaixo é:

[pic 25]  a. O determinismo encontra-se aí na condição de ser-para-a-morte.

[pic 26]  b. A experiência humana da vida é, originariamente, fixada em um dado tempo e em um dado espaço.

[pic 27]  c. A relação entre o homem e sua existência depende do modo como ele enfrenta sua condição de mortal.

[pic 28]  d. A existência só pode ser compreendida a partir de uma análise cronológica dos eventos que permeiam a vida de cada homem.

[pic 29]  e. O horizonte existencial do homem é infinito e indeterminado.

PERGUNTA 4        0 pontos

Sobre o Ser-aí, Heidegger escreve que “é próprio deste ente que seu ser se lhe abra e manifeste com e por meio do seu próprio ser, isto é, sendo.

A compreensão do ser é, em si mesma, uma determinação do ser do Dasein. O privilégio ôntico que distingue o Dasein está em ser ele

ontológico” (1927, p. 38).

Nessa afirmação estão presentes dois conceitos essenciais à compreensão da fenomenologia-existencial e para a implicação das descrições de

Heidegger para as ciências do homem. A saber, tratam-se dos conceitos de “ontológico” e “ôntico”, que significam, respectivamente:

[pic 30]  a. “Ontológico” é a constituição do aparelho psíquico do Ser-aí,

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