Avaliação de um condutor atraves do teste palografico
Por: siane3 • 15/10/2015 • Trabalho acadêmico • 875 Palavras (4 Páginas) • 3.927 Visualizações
ASPECTOS NEGATIVOS MAIS IMPORTANTES PARA A REPROVAÇÃO DO CONDUTOR PROFISSIONAL NA AVALIAÇÃO DA PERSONALIDADE UTILIZANDO O TESTE PALOGRÁFICO.
O teste Palográfico, teste projetivo de avaliação da personalidade, foi criado na Espanha, pelo psicólogo Salvador Escala Milá do Instituto de Barcelona e foi desenvolvido e divulgado no Brasil pelo professor Agostinho Minicucci na década de 60. Seu uso no Brasil foi mais difundido a partir dos anos 70. Tendo sua primeira publicação em 1976 pela editora Vetor. Desde então, outras edições foram publicadas e a última validada pelo CFP, em 2004, tendo como responsáveis os psicólogos Irai Cristina Boccato Alves e Cristiano Esteves.
Este teste é considerado um teste expressivo, já que sua avaliação é feita com base da expressão gráfica. Segundo Rosane Levenfus(2009), ao escrever sobre o papel formas simbólicas, o fazemos conforme nossa vida interior, de maneira a modificar as formas tradicionais ou caligráficas, de acordo com as idéias conscientes e as imagens inconscientes que determinam a nossa personalidade. Os músculos, ombros e postura corporal, ao contrário d a linguagem, denunciam os desejos e necessidades dos indivíduos.
Segue os aspectos negativos mais importantes para a reprovação do condutor profissional na avaliação da personalidade utilizando o teste Palográfico:
Distância muito aumentada ou ampla: Revela tendência exibicionista, necessidade de chamar atenção, extravagância e impulsividade.
Distância irregular ou desigual: Insegurança em tomar decisões, ambivalência, dificuldade de estabelecer critérios, dificuldade de estabelecer um equilíbrio entre si mesmo e os outros.
Acentuada irregularidade nas distâncias, com avanços bruscos: Indicativo de impulsividade.
Cruzamentos: Reflete insegurança, lentidão de pensamento, agressividade ou tendência as fazer intrigas. Sendo acentuado, poderá significar estado confusional, que pode ser causado pelo ambiente ou por intoxicação, traumatismos ou distúrbios motores.
Contra-impulso: Indicativo de problemas neurológicos.
Palos muito aumentados ou muito grandes: Significa dilatação do ânimo, com euforia: vontade de chamar atenção e surpreender os demais com extravagâncias. O tamanho exagerado pode ser evidência de agressividade ou descarga motora.
Palos irregulares: Propensão ao desequilíbrio fisiológico e psicológico. Quando a Irregularidade é brusca e acentuada, indica impulsividade.
Direção da linha muito ascendente: Revela excitação, impulso agressivo, desordem moral.
Direção da linha irregular ou desigual: Luta quase constante com momentos de euforia alternados com momentos de abatimentos.
Direção das linhas Côncava: estados de angústias que se transformam em gressividade, fadiga, cansaço.
Direção das linhas Sinuosa: Ansiedade e insegurança, dificuldade para se concentrar em uma só coisa, conflito interno, nervosismo, excitabilidade.
Linhas em forma de leques: Stress, cansaço, e forte propensão à fadiga.
Pressão e qualidade nos traçados – interrompida ou descontínua: encontrado em estados de desequilíbrio neurovegetativo e em doenças do sistema circulatório ou respiratório, causando angústia e ansiedade. Se for esporádico indica nervosismo e se aparecer em todos os tempos pode constituir sinal patológico.
Palos grossos, firmes e desorganizados: Quando apresentam desigualdades de espaçamento, rapidez e tamanho, refletem acumulação de forte tensão emocional
...