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Behavriorismo

Por:   •  17/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.549 Palavras (7 Páginas)  •  230 Visualizações

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Psicologia Desde o Início

A psicologia abrange diversos campos de estudo e hoje ela se caracteriza pela diversidade de objetos de pesquisa. Podemos citar como exemplo a psicologia do senso comum que se caracteriza pelo cotidiano, ou seja é o conhecimento que vamos acumulando no nosso dia a dia, a psicologia ainda colabora com o estudo da subjetividade que está relacionado com o modo de ser do homem, seja a maneira de sentir ou pensar, sendo assim podemos observar que a psicologia compreende a totalidade da vida humana.

Porém sabemos ainda que, por trás de qualquer produção material ou espiritual existe uma história, e com a psicologia não poderia ser diferente, a psicologia tem por volta de dois milênios, começou entre os gregos no período que antecipava a era cristã, e os filósofos pré socráticos tinham o objetivo de definir a relação do homem com o mundo através da percepção, mas foi na antiguidade que a psicologia ganhou consistência através de Sócrates que tinha a razão como a principal característica humana, Platão que era discípulo de Sócrates afirmava que, a cabeça é a alma, se a matéria morre a alma ocupa outro espaço, e Aristóteles seu discípulo acreditava que a alma e o corpo andavam juntos.

Mas foi no renascimento que ocorreram diversas transformações na psicologia e foi através do filósofo Rene Descartes que ocorreu o avanço da anatomia e da fisiologia, que contribuiu para a separação entre mente (alma, espirito) e corpo.

Nesse período também o homem deixou de ser o centro do universo tornando-se livre para fazer suas escolhas e construir seu futuro, e ai então se estabeleceu a lei de Fechner Weber que afirmava a relação entre estimulo e sensação permitindo assim, a sua mensuração que possibilitaria a medida do fenômeno psicológico considerado anteriormente impossível.

Podemos dizer que o pai da psicologia moderna é Wilhelm Wundt(1832-1926) pois ele criou o primeiro laboratório para realizar experimentos na área da psicofisiologia, e afirmava ainda que os fenômenos mentais correspondem a fenômenos orgânicos, ainda nesse período outros filósofos foram desenvolvendo suas teorias como podemos observar, Willian James com seu funcionalismo que  elege a consciência como o centro de suas preocupações, buscando a compreensão do seu funcionamento, Edward Titchher teve como objeto de estudo a consciência como estrutura do sistema nervoso central e ainda Edward Thorndike acreditava que a aprendizagem se dava pelo processo de associação de ideias, partindo da mais simples até a mais complexa.

Podemos citar ainda algumas das principais teorias do século 20, que são:

Behaviorismo de Watson, que definiu o fato psicológico de modo concreto a partir da noção de comportamento.

Gestalt que tem a necessidade de compreender o homem como um todo, e está mais ligada a filosofia.

Psicanálise de Freud, que tem como principal fonte de estudo o inconsciente.

Ainda muito recente por volta da segunda metade do século XIX começaram a ser elaborados os primeiros projetos de psicologia como ciência independente, mas era necessário mostrar que ela tinha objetivos próprios e métodos adequados ao estudo do objeto, para então se firmar como uma ciência independente, porém ainda neste período outras ciências  se constituíram como a economia política, a história e a sociologia  que ambas  também tratavam dos aspectos humanos, dificultando porem  a libertação total da ciência psicologia.

Mas a psicologia cientifica reivindica seu lugar entre as ciências e para isso existem as faculdades e institutos de pesquisa e o psicólogo passa a exigir seu reconhecimento e por isso foram criados os conselho de psicologia, para que assim a psicologia tivesse sua devida importância, vale lembrar ainda que apesar de a psicologia ser uma ciência ela está ligada há outras ciências como as biológicas e sociais.

Podemos notar que quando o homem começa a se questionar surge a experiência, que para a psicologia essa experiência é conhecida como experiência da subjetividade privatizada, ou seja é a partir daí que o homem descobre que pode tomar suas próprias decisões, mas que também ele é responsável por elas, a experiência da subjetividade tem ligações com as artes, literatura e com a poesia lírica, que é  momento em que os artistas expressam  seus sentimentos e desejos através de suas obras, aprofundando assim suas experiências.

Para os filósofos idealistas os homens são iguais em capacidade e devem ser iguais em direitos, e por isso eles devem ser livres para viver em paz sendo solidário uns com os outros praticando a fraternidade, já no romantismo existe sim a diferença das pessoas, e a liberdade está justamente em ser diferente, mas todos devem se respeitar acreditando que os sentimentos unem os homens.

Quando os interesses particulares tem se tornado o foco principal do ser humano, começam a ocorrer os conflitos na sociedade, e é a partir daí que surgem os sindicatos, no qual defenderiam os interesses comuns, e foi desse modo que o estado viu a necessidade de recorrer a psicologia para melhor compreender os indivíduos, e assim foi dado condições para a elaboração dos projetos da psicologia como ciência independente nas áreas da saúde, educação e trabalho.

Existe uma grande contradição nas práticas cientificas modernas, pois a ciência moderna acredita que o home tem o poder e o direito de colocar a natureza a seu serviço, porem por outro lado os procedimentos científicos exigem que os cientistas deixem de lado seus sentimentos e desejos para conseguirem o verdadeiro conhecimento, e foi assim que a psicologia cientifica foi desenvolvendo seus estudos com essas contradições.

Como já falamos Wundt reconhecido como o pioneiro na formulação de um projeto de psicologia, tinha como objeto da psicologia a experiência imediata dos sujeitos, porém esse era o primeiro interesse dele a experiência imediata que nada mais é, como o sujeito vive antes de se pôr a pensar, de um modo geral para Wundt o domínio da psicologia era extenso e complexo, pois para explicar a experiência imediata era necessário explicar a aproximação com as ciências naturais da sociedade e de cultura e na hora de juntar as imagens do homem no conceito de unidade psicofísica era difícil e por isso muitos discípulos deixaram de o seguir e foram em busca de soluções menos complexas, que por sua vez não era tão completas.

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