Berahivorismo
Seminário: Berahivorismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rosangelagarcia • 22/5/2014 • Seminário • 390 Palavras (2 Páginas) • 239 Visualizações
Também podendo ser chamado de “comportamentalismo” o Behaviorismo é o estudo dos métodos, objetos e modelo de causalidade que devem ser observados na psicologia. Dessa forma, o Behaviorismo defende a teoria de que o comportamento é o melhor objeto de estudo da psicologia, por ora ele contrapõe os pensamentos de muitos antecessores da psicologia que defende a visão de que o foco dos estudos psicológicos deve ser o estudo dos processos mentais.
John Watson (1878-1958) foi o precursor na descoberta da escola Behaviorista que enfatizava o aprendizado como sendo ele conseqüência de experiências sensoriais adquiridas desde a nascença. Logo os estudos dessa escola foram se expandindo, as percepções de que as habituações, as tendências, as habilidades e o meio de convivência podem influenciar no comportamento das respostas e dos estímulos do individuo em meio à exposição repetida, era apenas alguns dos pontos de vista defendidos por Watson, mas o mesmo tinha também como objeto de estudo os animais e o seu comportamento, pois através dessa análise ele poderia compreender o comportamento humano.
Dando continuidade aos estudos comportamentalistas, B. F. Skinner (1904-1990) que também usa como seu objeto de estudo o comportamento, foi o propositor do Behaviorismo Radical, trazendo em sua abordagem a sistematização e finalmente consagrando esse pensamento devido a suas contribuições a ciências.
“O comportamento humano é o aspecto mais familiar do mundo no qual as pessoas vivem e mais deve ser dito sobre ele do que sobre qualquer outra coisa; quanto do que foi dito merece ser mantido?”, Skinner (1974) Livro About Behaviorism (p.3)
O Behaviorismo Radical introduzido por Skinner trouxe a teoria do estímulo-resposta que até nos dias atuais é aplicada, pois esse era seu objetivo para alcançar a melhoria da vida humana, visto que o via como uma interação entre aquilo que o sujeito faz e o ambiente.
Skinner, assim como Watson, também tinha como objeto de estudo os animais, onde uma de suas análises experimental foi desenvolvida através de experiências com um rato, para que ele pudesse observar o comportamento do mesmo quanto à associação que o animal teria de que sua interação com o ambiente seria de suma importância para chegar ao seu objetivo final, estímulo-resposta.
Assim Skinner teria uma prova de que era possível prever e controlar o pensamento de todo e qualquer indivíduo, pois o Behaviorismo é o estudo do comportamento que responde a um estímulo.
...