Comportamento
Por: lumb20 • 3/5/2015 • Resenha • 371 Palavras (2 Páginas) • 225 Visualizações
O quão estável é o comportamento? O comportamento parece em grande parte ser inato, provavelmente hereditário (Braungart et al.,1992; Emde et al., 1992; Schimitz et al., 1996; A. Thomas e Chess, 1997, 1984). Mais isso não significa que o temperamento esteja plenamente formado no nascimento, o temperamento também pode ser afetado por práticas de educação infantil influenciadas pela cultura.
Temperamento e adaptação: adequação da educação
Combinação entre o temperamento da criança e as exigências e restrições ambientais que ela deve enfrentar.
Timidez e ousadia: influências da biologia e da cultura
Os pesquisadores sugeriram que crianças inibidas podem ter nascido com uma amígdala mais excitável do que a média. Outras influências ambientais, como ordem do nascimento, raça/etnia, cultura, relacionamento com professores e com pares, bem como eventos imprevisíveis, também podem reforçar ou abrandar o temperamento original de uma criança (Kagan e Snidman, 2004).
As primeiras experiências sociais: o bebê na família
Muitos padrões de interação adulto-bebê são de origem cultural, vejamos a seguir a diferença entre o relacionamento com os pais.
O papel da mãe
Numa serie de experimentos pioneiros realizados por Harry Harlow e seus macacos foram separados de suas mães de 6 à 12 horas após o nascimento e criados no laboratório. Foram colocados em gaiolas onde havia dois tipos de mães substitutivas, uma simples de arame e uma de coberta de pelúcia.
Com isso conclui- se que a maternidade inclui e o conforto do contato intimo, a satisfação de uma necessidade inata de se agarrar à mãe.
O papel do pai
O papel da perenidade é basicamente uma construção social, o envolvimento do pai nos cuidados com a criança está diretamente relacionado ao bem estar, e ao desenvolvimento físico, cognitivo e social da criança.
Gênero: O quanto meninos e meninas são diferentes
Ser homem ou mulher afeta a aparência das pessoas. Influencia o que pensam de si próprias e o que os outros pensam delas.
Diferenças de gênero em bebês e crianças pequenas
Diferenças mensuráveis entre bebês do sexo masculino e do sexo feminino são poucas, uma das primeiras diferenças comportamentais entre meninos e meninas aparece, entre 1 e 2 anos na preferencia por brinquedos e brincadeiras diferentes.
Psicólogos encontraram evidência de que bebês começam a perceber diferenças entre homens e mulheres bem antes de seu comportamento ser diferenciado por gênero.
...