Comportamento Organizacional
Pesquisas Acadêmicas: Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LilianG31 • 19/3/2014 • 2.683 Palavras (11 Páginas) • 1.654 Visualizações
Comportamento organizacional
O que é personalidade?
Quando um psicólogo fala sobre personalidade, refere-se a um conceito dinâmico que descreve o crescimento e o desenvolvimento de todo o sistema psicológico de um indivíduo. Mais do que analisar aspectos de uma pessoa, a personalidade se refere a um total agregado que é maior do que a soma das partes. Vamos considerar a personalidade como a soma total das maneiras como uma pessoa reage e interage com as demais.
Determinantes da personalidade
A personalidade de um indivíduo adulto é considerada, de maneira geral, como o resultado dos fatores ambientais e hereditários, moderados pelas condições situacionais.
Hereditariedade
A hereditariedade se refere a todos os fatores determinados na concepção,
A abordagem hereditária argumenta que a explicação definitiva para a personalidade de um indivíduo está na estrutura molecular de seus genes, localizados nos cromossomos.
Três pesquisas importantes na determinação da personalidade de uma pessoa:
O primeiro deles estuda os fundamentos genéticos do comportamento e temperamento humano entre crianças pequenas.
O segundo estuda irmãos gêmeos separados no nascimento.
O terceiro, a coerência na satisfação com o trabalho no decorrer do tempo e em diferentes situações.
Se as características de personalidade fossem completamente ditadas pela hereditariedade, elas seriam determinadas no nascimento e nenhuma experiência poderia alterá-las. Se você foi calmo e dócil quando criança, por exemplo, isto seria resultado de seus genes e não haveria qualquer possibilidade de mudança destas características. Mas as características da personalidade não são completamente ditadas pela hereditariedade.
Ambiente
O ambiente ao qual estamos expostos tem um papel importante na formação de nossa personalidade.
Uma consideração cuidadosa sobre os argumentos que defendem a hereditariedade ou o ambiente como determinantes primários da personalidade leva à conclusão de que ambos são igualmente importantes. A hereditariedade determina os parâmetros ou limites, mas o potencial total de um indivíduo será determinado pelo seu ajuste às demandas e exigências do ambiente.
Situação
a situação, influencia os efeitos da hereditariedade e do ambiente sobre a personalidade.
As demandas variáveis de diferentes situações trazem à tona diferentes aspectos da personalidade do indivíduo. Por essa razão, não devemos olhar os padrões de personalidade de maneira isolada.
Traços de personalidade
Os Primeiros estudos sobre a estrutura da personalidade tentaram identificar e classificar características duradouras que pudessem descrever o comportamento das pessoas. Características amplamente difundidas incluem timidez, agressividade, submissão, preguiça, ambição, lealdade e acanhamento. Estas características, quando exibidas em um grande número de situações, são chamadas de traços de personalidade. Quanto mais consistentes as características e quanto maior a freqüência com que ocorrem em situações diversas, maior a importância destes traços para as descrições do indivíduo.
O indicador de Tipos Myers-Briggs
Ele é essencialmente um teste de personalidade com cem questões para que as pessoas respondam como agem ou se sentem em determinadas situações.
Classificados em:
E ou I – Extrovertidos versos Introvertidos. Indivíduos extrovertidos são expansivos, sociáveis e assertivos. Os introvertidos são inquietos e tímidos.
S ou N – Bom senso versos Intuitivos – Os indivíduos do tipo bom senso são práticos e prefere ordem e rotina. Eles focam os detalhes. Os intuitivos confiam em processos inconscientes e têm uma visão ampliada das situações.
T ou F – Racionais versos Emocionais. Os tipos racionais usam a lógica e o raciocínio para lidar com problemas. Os emocionais usam seus valores pessoais e suas emoções.
P ou J – Perceptivos versos julgadores. Os tios julgadores gostam de ter controle e querem ter seu mundo estruturado e organizado. Os tipos perceptivos são flexíveis e espontâneos.
Estas classificações são combinadas em 16 tipos de personalidade.
O Modelo Big Five: Teste realizado por John Bearden.
Indica que cinco dimensões básicas dão a base para todas as outras e englobam as variações mais significativas na personalidade humana. Estes cinco fatores são:
Extroversão. Esta dimensão se refere ao nível de conforto de uma pessoa com seus relacionamentos. Os extrovertidos costumam ser gregários, afirmativos e sociáveis. Os introvertidos costumam ser reservados, tímidos e quietos.
Amabilidade. Esta dimensão refere-se à propensão de um indivíduo em atacar as ideias dos outros. As pessoas muito amáveis são cooperativas, receptivas e confiantes. As pessoas que têm baixa pontuação nesta dimensão são frias, desagradáveis e confrontadoras.
Consciência. Esta dimensão é uma medida de confiabilidade. Uma pessoa altamente consciente é responsável, organizada, confiável e persistente. Aqueles que têm baixa pontuação nesta dimensão são facilmente distraídos, desorganizados e pouco confiáveis.
Estabilidade emocional. Esta dimensão se refere à capacidade de uma pessoa para enfrentar o estresse. As pessoas com estabilidade emocional positiva costumam ser calmas, autoconfiantes e seguras. Aqueles com pontuação negativa tendem a ser nervosos, ansiosos, deprimidos e inseguros.
Abertura para experiência. A última dimensão se refere aos interesses de uma pessoa e seu fascínio pelas novidades. Pessoas extremamente abertas são criativas, curiosas e sensíveis artisticamente. Os que ficam na outra ponta desta dimensão tendem a ser convencionais e se sentem melhores com o que lhe é familiar.
Além de proporcionar uma estrutura unificada da personalidade, a pesquisa sobre essas cinco dimensões também encontrou importantes relações entre elas e o desempenho no trabalho.
Principais atributos de personalidade que influenciam o comportamento organizacional
O primeiro se refere a onde uma pessoa acredita
...