Comportamento Organizacional
Trabalho Universitário: Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ronei.hansen • 24/3/2014 • 1.694 Palavras (7 Páginas) • 189 Visualizações
INTRODUÇÃO
Comportamento Organizacional é o estudo que abrange o modo com que as pessoas agem dentro da empresa para fazer levantamentos de quais comportamentos estão sendo prejudiciais ou não, buscando uma melhora na organização.
Para compreender melhor os estudos organizacionais é necessário observar os acontecimentos na empresa, buscando experiências do passado, compreendendo o presente, para saber como agir no futuro, através de questionamentos sobre o método de trabalho da organização, assim identificando os problemas e resolvendo os mesmos.
Um exemplo fácil de identificar o problema dentro da organização é o absenteísmo, que é a falta de comprometimento do funcionário com a mesma, foi analisado o trabalho em equipe dentro da organização e como se portar como um líder tornando-se exemplo a ser seguido pelos funcionários.
A criação de cronogramas de funcionamento dentro da organização e delegação de cargos e tarefas foi fundamental, para cumprir metas estabelecidas pelos administrados que inicialmente não as tinham claramente.
ETAPA 1
1.Personalidade e comportamento. Percepção/Concepção e comportamento individual.
Analisando os diagnósticos de problemas encontrados no PET GLAMOUR, descobrimos que o faturamento começou a cair 4%, devido há fatores organizacionais que estavam atrapalhando o andamento da empresa.
Portanto observamos que havia uma divisão dos sócios, onde cada um queria ser independente na empresa, sem respeito, com troca de farpas e insultos, tornando evidente um culpar o outro.
O gerente Rui, encontra-se insatisfeito, pois, seus funcionários já não o respeitavam como líder, que de forma incontrolada utilizavam as mercadorias da empresa sem o seu consentimento. Sem controle prévio do estoque, as vendas ficavam prejudicadas, lembrando sempre, que o estoque, é a vida da empresa.
Eder, sempre se achava superior ás suas colegas de trabalho devido seu talento, gerando desconforto entre os mesmos.
As vendedoras Elaine e Leila, estavam desmotivadas, causando absenteísmo, sendo que poderia ser por estresse do dia-a-dia, devido as reclamações dos clientes insatisfeitos com a falta de mercadoria. Como citado anteriormente, sem controle de estoque, ocasionava queda de faturamento e com isso diminuição das comissões de vendas.
Outro ponto em questão era a conduta dos profissionais administrativos que não tinham uma ordem de hierarquia para facilitar o processo.
1.1 Soluções propostas
Fazer uma reunião entre João, Alba e o Gerente Rui, para definir alguns pontos que deveriam ser tratados na empresa.
Ficando decido que Alba trabalharia com João na parte administrativa e Rui assumiria a loja, criando assim uma liderança.
Eder por sua vez, foi punido verbalmente devido ao seu comportamento egoísta com suas colegas de trabalho, tendo que respeitar seus espaços individualmente, sendo aplicadas a ele algumas metas de conduta a serem seguidas dentro da empresa.
Nas vendas foram criadas metas para serem atingidas, assim as vendedoras com incentivos a mais, além da comissão que a empresa oferece, teria uma participação no lucro gerando oportunidades de crescimento dentro da mesma.
Uma outra solução foi a criação de um almoxarifado para ter um melhor controle e organização dos produtos, com responsabilidade por esse setor a colaboradora Iara Santos. Com isso, o faturamento da Pet Glamour aumentou gradativamente, sendo assim, seus funcionários passaram a ter motivação no trabalho.
1.2 TABELA DE COMPORTAMENTOS INDIVIDUAIS
Alba João Rui Lea e Anita Eder Leila e Elaine Iara Santos
Personalidade: Extroversão, comunicativa, assertiva e sociável. Personalidade: Consciência, trabalhador e confiável. Personalidade: agradabilidade, pessoa muito cooperativa no trabalhocom colegas e clientes. Personalidade: agradabilidade, prestativas "quentes " e agradáveis. Personalidade: estabilidade emocional, pessoa calma e autoconfiante. Personalidade: abertura à experiência, a pessoa criativa , curiosa, culta. Personalidade: Consciência, trabalhadora, organizada e confiável.
Percepção: aberta , fala sem pensar nas consequências, publicamente expressiva. Implicação negativa: Intuitor: trata as coisas de maneira generalista e abstrata, fica com a cabeça nas nuvens, esta sempre aberta a varias oportunidades e muito teórica. Percepção: reservado, quieto, concentrado, pensa para falar e reflexível. Implicação negativa: sentimentos: subjetivo, pessoa boa de coração, perdoa quase tudo e vive muitas vezes na teoria e pouca pratica. Percepção: pensador, objetivo, adepto á regras. Implicação negativa: sentimentos: subjetivo, pessoa boa de coração, perdoa quase tudo e vive muitas vezes na teoria e pouca pratica. Percepção: introversão, quieta, conscientes e reflexivas. Implicação negativa: Introvertidas, pessoas quietas, reservadas, pensam para falar reflexivas. Percepção: extroversão, aberto, autamente expressivo, fala sem pensar. Implicação negativa: perceptor, explorador, espontâneo. Percepção: intuidor, geralmente com cabeça nas nuvens, diposta a novas possibilidades. Implicação negativa: Desinteressadas e descomprometidas. Percepção: julgador, estruturado,orientado em relação ao tempo, faz listas e usa com organização. Implicação negativa:quieta,reservada,concentrada introvertida pensa para falar, reflexiva.
ETAPA 2
2.Motivação. Stress Gerencial
TABELA DE MOTIVAÇÃO DOS GESTORES
Alba João Rui
Motiva: Gosto por bicho e a realidade do próprio negocio. Motiva: Ter o próprio negócio atuando na área que se formou compartilhando o gosto da irmã por animais. Motiva: É fato de saber que executa um bom trabalho, é organizado e consegue resolver os problemas da empresa.
Desmotiva: Descontrole administrativo do irmão. Desmotiva: A ausência
...