Comportamento Organizacional
Trabalho Escolar: Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jessicahh • 4/4/2014 • 325 Palavras (2 Páginas) • 202 Visualizações
Os indivíduos reagem de forma diferente às dificuldades das situações de trabalho e chegam a este trabalho com a sua história de vida pessoal. Os problemas, neste contexto, nascem de relações conflituosas. De um lado, encontra-se a pessoa e sua necessidade de prazer; e do outro, a organização, que tende à instituição de um automatismo e à adaptação do trabalhador a um determinado modelo. As organizações no mundo atual exigem que as pessoas integrem-se para uma evolução social e profissional; se não há integração de indivíduos, principalmente na comunicação, não haverá produtividade, ou seja, não haverá eficiência no trabalho e no convívio social em geral. Competências, como a união entre conhecimentos individuais, e características de personalidade que estão diretamente influenciando a performance e o desempenho das pessoas na organização. Dentro do plano de valores, e atitudes que compõem o perfil do trabalhador estão: envolvimento com suas atividades e sua empresa, adaptação, saber agir, perseverança, aprendizagem, criatividade, eficácia, entre outros. Quando o individuo evidencia o auto nível de comprometimento, a conseqüência positiva mais significativa compreende um rapdo crescimento em sua carreira profissional.
O trabalho, como parte do mundo externo ao sujeito e do seu próprio corpo e relações sociais, representa uma fonte de prazer ou de sofrimento, desde que as condições externas oferecidas atendam ou não à satisfação dos desejos inconscientes.
Comunicação interpessoal eficaz:
- Trate as pessoas pelo nome.
- Olhe para as pessoas enquanto fala.
- "Ouça" todos os sentidos.
- Coloque-se no lugar dos outros.
- Evite pré-conceitos.
- Inspire confiança.
- Solicite e aceite feedback.
- Mantenha o equilíbrio emocional.
CONCLUSÃO
Compreender o outro, ver suas necessidades e aceitar personalidades tão diversas não são tarefas fáceis, mas é algo que pode ser trabalhado, desenvolvido. Alcançar a excelência em produtos e serviços é, antes de mais nada, resultado do comprometimento das pessoas, conscientes de sua participação no grupo e no trabalho em equipe.
Vamos resgatar o valor das pessoas e de suas relações interpessoais, num processo que facilita na apenas o aprimoramento,
...