Comportamento Organizacional
Exames: Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Carlos_Yamanaka • 15/9/2014 • 2.663 Palavras (11 Páginas) • 194 Visualizações
SUMÁRIO
Introdução_______________________________________________________________ 3
Capítulo 1 – Comportamento Organizacional____________________________________ 4
Capítulo 2 - Conceito de Inovação_____________________________________________6
Capítulo 3 – Trabalho em Equipe_____________________________________________10
Capítulo 4 – Percepção e Comunicação________________________________________ 11
Conclusão_______________________________________________________________ 12
Referências______________________________________________________________ 13
Introdução
Existem dois conceitos que são considerados iguais para a maioria das pessoas, mas que possuem significados completamente distintos: eficiência e eficácia. A eficiência envolve a forma com que uma atividade é feita, enquanto a eficácia se refere ao resultado da mesma. Uma atividade pode ser desempenhada com eficácia, porém sem eficiência e vice-versa. Uma organização consegue atingir plenamente seus objetivos quando as tarefas que a mesma tem que desempenhar são realizadas com eficácia e com eficiência.
Neste material você irá compreender o conceito de comportamento organizacional e porque ele é tão importante para as pessoas e as organizações. Definimos também a Teoria Geral dos Sistemas e quais os seus tipos.
Abordaremos também sobre o conceito em inovação, ao qual você encontrará uma pesquisa completa sobre o que é inovação para você, com diversas pessoas e com várias faixas etárias.
E quando se trata sobre o comportamento organizacional, não podemos deixar de falar sobre o trabalho em equipe e na percepção e comunicação das pessoas. Boa Leitura!
Capítulo 1 - Comportamento Organizacional
O Comportamento Organizacional (C.O.) consiste no estudo de pessoas dentro de uma organização (empresa). É através dela que compreendemos as ações e reações de um grupo, a fim de podermos organizar e melhorar o trabalho em uma administração.
Com o conhecimento de C.O. identificamos o por quê de uma causa para determinada situação (explicação), antecedemos eventos futuros através de uma ação específica (previsão), e monitoramos melhor um grupo (controle). Tem como objetivo obter melhores resultados e desempenho humano.
Quando o assunto é C.O., muitos são os aspectos que se tornam essenciais, tais como: atitude, valores, percepção, ética, respeito e assim sucessivamente.
Livro: Comportamento Organizacional - O Impacto das Emoções de Eduardo Soto:
“O comportamento organizacional refere-se aos atos e as atitudes das pessoas nas organizações. Para estudar o comportamento organizacional os administradores reúnem dados mediante observação direta, questionários, entrevistas e documentos escritos e realizam experiências de laboratório, estudos de campos ou simulações com a finalidade de avaliar a relação entre diversos fenômenos”.
Livro: Comunicação e Comportamento Organizacional de Geraldo R. Caravantes, Cláudia B. Caravantes e Mônica C. Kloeckner:
“O comportamento organizacional é uma área de conhecimento integrante das ciências sociais que analisa o comportamento (...) para melhor compreender as pessoas, as organizações e o contexto (...) nos permitem estudar o funcionamento das pessoas nas organizações de forma sistemática e nos levar além da simples intuição”.
Desta forma, concluímos que vivendo em sociedade, trabalhando com pessoas, nós como empreendedores, administradores, líderes e/ou gestores devemos saber compreender o comportamento humano, sempre respeitando suas individualidades. E com o conhecimento de CO, o sucesso em nossas organizações será bem maior. Assim conseguiremos identificar uma causa para determinado acontecimento (explicação). Identificar um evento futuro que possa ocorrer e nos prevenirmos (previsão). E monitorarmos o comportamento do ser humano (controle) para gerar mais eficácia ao trabalho.
Na Teoria Geral dos Sistemas (TGS), temos dois tipos de sistema: aberto e fechado. Mas primeiramente vamos entender ser um sistema qualquer entidade, conceitual ou física, composta de partes inter-relacionadas, interatuantes ou interdependentes, dotadas de um objetivo. Veja na tabela suas principais diferenças:
Sistema Aberto
Sistema Fechado
Ações transparentes dos negócios
Todos elementos dependem um dos outros
Interagem com o meio ambiente
Foco no mesmo objetivo
Elementos se interagem para criar algo maior
Não interagem no meio ambiente
Qualquer pessoa pode tomar decisões para não comprometer o objetivo da organização Indiferentes a qualquer influência ambiental
Capítulo 2 – Conceito de Inovação
Aqueles que inovam ficam em posição de vantagem em relação aos demais. As empresas são o centro da inovação. É por meio delas que as tecnologias, invenções, produtos, enfim, idéias, chegam ao mercado.
Fizemos uma pesquisa sobre o que seria inovação em uma empresa local: Botam Oxicorte e Telhas Metálicas. Vejamos algumas respostas:
Claudinei Serafim – 35 anos
É estar em posição de vantagem em relação aos demais, sempre à frente, não esperando acontecer, ser o primeiro e garantir o mérito, seja pessoal ou profissional.
Ana Karina – 22 anos
Inovação! Significa mudança, Ter uma visão ampla buscando sempre superação. Analisar o mercado introduzindo sempre
...