Comportamento Organizacional
Trabalho Universitário: Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joycimara • 28/11/2014 • 5.330 Palavras (22 Páginas) • 220 Visualizações
2. COMPORTAMNETO ORGANIZACIONAL
O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional.
As empresas precisam se orientar no mercado global, administrar surpresas e aprender com os próprios erros, para isto, precisam aprender continuamente.
Aprender não deve ser confundido com colecionar informações, mas implica relacionar as informações com o mundo de forma a compreendê-lo e sermos capazes de entender nossa relação com ele, de desenvolver novas competências, de inventar e se reinventar. É esta capacidade que vai nos permitir lidar com a mudança.
Este é o desafio de todos que não se contentam em serem meramente espectadores, mas ambicionam ser atores da história.
Para ROBBINS, 2005, pág.2. “O reconhecimento da importância das habilidades interpessoais está relacionado à necessidade das organizações de conseguir e reter funcionários com alto nível de desempenho. Ter executivos com boas habilidades interpessoais é o mesmo que garantir um ambiente de trabalho mais agradável, o que, por sua vez, facilita a contratação e a manutenção de pessoas qualificadas, além disso, criar um ambiente de trabalho agradável”.
As habilidades técnicas são necessárias, mas insuficientes para o sucesso das atividades de gestão. Hoje, com um ambiente de trabalho cada vez mais competitivo e exigente, os executivos não podem depender apenas de suas habilidades técnicas. A educação superior requerida deve proporcionar uma formação humanística e desenvolver a capacidade de visualizar globalmente os ambientes interno e externo de maneira a compreender o meio social, político e econômico no qual se insere a organização.
Sobre como se dá as relações de comportamento no ambiente de trabalho segundo (JOHN , 1999,P. 28)
“As mudanças no mundo do trabalho tem trazido uma clara ênfase sobre a importância do aprendizado organizacional. o processo de adquirir conhecimento e utilizar as informações para se adaptar com sucesso as novas circunstancias. As organizações devem ser capazes de mudar de forma constante e positiva nessa época cheia de desafios; com isso essas organizações contam com pessoas comprometidas com a busca contínua de novas ideias e oportunidades de aperfeiçoamento”.
2
As mudanças no mundo do trabalho e no contexto sócio econômico das organizações têm demandado novos “perfis” de trabalhadores. Capacidade de adaptação, flexibilidade, liderança e aprendizagem contínua do que são as bases para se manter atualizado com o mercado de trabalho.
O Comportamento organizacional é um corpo interdisciplinar de conhecimento com forte ligação com as ciências comportamentais da psicologia, sociologia e antropologia. O comportamento organizacional é singular, contudo, em sua dedicação à aplicação e integração desses diversos enfoques para obter uma maior compreensão do comportamento humano nas organizações. O comportamento organizacional focaliza aplicações para questões práticas com consequências reais como o modo de agir em diferentes tipos de meios sociais.
2.1. PAPEL DA PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES.
Um dos principais interesses da psicologia nas organizações é compreender as estratégias utilizadas pelas pessoas para se manter o equilíbrio psíquico e a saúde mental dentro das organizações. Buscando contribuir com os estudos da administração para estabelecer políticas gerenciais que levem em consideração as reais necessidades humanas, buscando construir organizações mais saudáveis, e por isso, produtivas.
2.2 A SOCIOLOGIA NAS RELAÇÕES ORGANIZACIONAIS.
A Sociologia estuda o sistema social no qual os indivíduos desempenham seus papéis, ou seja, estuda as relações das pessoas entre si. Mais especificamente, a maior contribuição dos sociólogos foi no estudo do comportamento dos grupos dentro das organizações, especialmente as formais e complexas. As áreas do estudo do comportamento organizacional que mais receberam contribuições da sociologia foram: a dinâmica de grupo, o desenho de equipes de trabalho, a cultura organizacional, a teoria e a estrutura da organização formal, a tecnologia organizacional e aspectos como poder, comunicação e conflitos.
3
2.3. CONTRIBUIÇÃO DA ANTROPOLOGIA PARA A COMPREENÇÃO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL.
A antropologia é o estudo das sociedades para compreender os seres humanos e suas atividades. O trabalho dos antropólogos sobre culturas e ambientes, ajuda a compreender as diferenças de valores, atitudes e comportamentos fundamentais entre povos de diferentes países ou de pessoas em diferentes organizações.
3. A NATUREZA DAS CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO
Conforme explicações das ciências o Comportamento Humano é resultado de experiências que ao longo da vida vão amadurecendo de acordo com cada etapa vivida: infância, adolescência e a fase adulta.
Através de comparações de fatos e coincidência será possível a ciência conseguir conhecer e explicar com maior clareza a realidade do comportamento das pessoas.
Em relação a ciências exatas, torna-se impossível emitir opiniões sem provas verídicas, pois a demonstração numérica poderá contrariar. Quando se trata das ciências do comportamento é outro caso, todos querem opinar e defender seu ponto de vista, mesmo que seja formados por simples observações esporádicas e precariamente apoiadas em investigação mais ou menos criteriosos de dados por experiências.
Todos nós, de certa forma nos consideramos psicólogos natos. Quase todo mundo tem arraigadas noções a respeito da natureza humana e um alto grau de confiança (raramente justificada) em sua capacidade de avaliar as outras pessoas.
Gostaria de destacar um pouco sobre a Inteligência Emocional.
O que é inteligência emocional?
Inteligência emocional é uma descrição das funções cerebrais e mentais que diz respeito as emoções, é um apelo ao descobrir e ao explorar; em palavras mais simples, é a mente emocional, essa que desde o surgimento do homem
...