Comportamento e Cognição
Por: Mateus Bruno. • 26/11/2016 • Trabalho acadêmico • 633 Palavras (3 Páginas) • 159 Visualizações
Página 1 de 3
- Defina o conceito de comportamento e apresente as principais características e dos comportamentos reflexos e operantes, assim como dos públicos e privados.
- Apresente o conceito de contingência e defina os termos de uma contingência reflexa e de uma operante.
- Defina uma relação de contingência e contiguidade.
- Defina comportamento verbal apresentando suas principais características.
- Apresente conceitualmente mandos e tatos e de exemplos.
- Com base na teoria do comportamento como é entendida a subjetividade?
- Qual o critério para se diferenciar conceitualmente eventos públicos e privados?
- Como podemos explicar os eventos do pensar e os do sentir?
- Acessibilidade, diferenciação de públicos e privados. Comportamento públicos todos podem ter acesso, ex: andar, falar... Comportamento privado, somente o indivíduo pode ter acesso, ex: sentir, pensar... conceito de comportamento; atividade dos organismos, que mantem intercambio com o ambiente. Reflexos; inatos, uma resposta eliciada provocada por um estimulo antecedente, ex: a comida na boca (estimulo antecedente) elicia a salivação (resposta). Operante; são aqueles que mudam o ambiente, consequentemente mudando as ações do comportamento subsequente. Comportamentos operantes constituem a maior parte das atividades visíveis dos seres humanos, até mesmo os pensamentos que são invisíveis, reduzida em sua magnitude, tornando-se invisíveis para os demais, ex: quando uma pessoa fala “para si própria”. Esses comportamentos invisíveis são denominados de comportamento encobertos.
- Conceito de contingência. Pode significar qualquer relação de dependência ente eventos ambientais ou entre eventos comportamentais e ambientais. Termo técnico para enfatizar, como a probabilidade de um evento pode ser afetada ou causada por outros eventos. Contingência é feita de afirmações do tipo, se... e então. SE-> pode especificar algum aspecto do comportamento ou do ambiente. ENTÃO-> especifica o evento ambiental consequente. EX: se você fez a tarefa de casa (comportamento) então pode sair para o recreio (mudar de ambiente e ter acesso a outras coisas), se não, fica em sala.
- Contingência. Se refere as condições sob as quais uma consequência é produzida por uma resposta, isto é, a ocorrência da consequência depende da ocorrência da resposta. Contiguidade. Relação de proximidade entre eventos comportamentais e ambientais, porém um não tem nada a ver com o outro.
- Foi proposto comportamento verbal para enfatizar que linguagem é um comportamento modelado e mantido por consequências e não é algo ou uma propriedade que alguém possua ou, muito menos, uma entidade interna. A característica definidora do comportamento verbal é de que ele é estabelecido e mantido por reforçamento mediado por outra pessoa. Comportamento verbal operante, ocorre por meio de outro indivíduo.
- Mando. É um operante verbal que tem como característica principal especificar a consequência que se quer obter. EX: me ligue. Saia daí. Licença, por favor e etc. Tato. É um comportamento verbal que também está sob controle de um estimulo anterior, como todos os outros, no entanto, esse estimulo é não-verbal. EX: uma criança dizer panela, na presença de uma panela e ser reforçada contingentemente pela comunidade verbal que acerca.
- Subjetividade. Conjunto de comportamentos privados, “debaixo da pele” Comportamento público e privado. Diferenciação entre eles a acessibilidade, mesmo raciocínio para explicar ambos.
- A acessibilidade. Para Skinner, os eventos privados são naturais e, sob todos os aspectos semelhantes a eventos públicos. Os eventos privados são atribuídos a pessoa e não ao ambiente, eles são bem compreendidos como eventos comportamentais. EX: comportamentos encobertos, pensamento, imagens, comportamentos incipientes, sensações, sentimentos e estados mentais. Eventos públicos, eventos naturais, porém que todos acessam, EX: situações ou condições de estimulo nas quais um comportamento foi emitido ou tipicamente emitido. Consequências de um comportamento.
- Pensar é falar privadamente, podendo parecer muito restrito, pois pensar é usado de muitas outras maneiras na linguagem cotidiana, ex: estou pensando em ir ao cinema. Os eventos do sentir, são mais bem compreendidos quando contrastados com a concepção usual de sensação e percepção que Skinner denomina como “teoria da cópia”.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com