Criança de 6 a 12 anos
Por: jacionemarques • 31/5/2016 • Trabalho acadêmico • 1.261 Palavras (6 Páginas) • 269 Visualizações
UNIP- UNIVERSIDADE PAULISTA[pic 1]
TRABALHO DE OBSERVAÇÃO DA CRIANÇA
6 anos a 12 anos
JACIONE MARQUES OLIVEIRA
São José do Rio Preto
2015
[pic 2]
Jacione Marques Oliveira RA: B9662G-0
[pic 3]
TRABALHO DE OBSERVAÇÃO DA CRIANÇA
6 ANOS A 12 ANOS
Trabalho apresentado a Universidade Paulista - UNIP como exigência curricular para a disciplina de Psicologia do Desenvolvimento: ciclo vital..
Orientadora: Prof. Silvana Castellan
São José do Rio Preto
2015
SUMÁRIO[pic 4]
INTRODUÇÃO................................................................................................................5
PRÁTICA..........................................................................................................................6
TEÓRICA..........................................................................................................................8
TEÓRICA E PRÁTICA..................................................................................................10
CONCLUSÃO.................................................................................................................11
REFERÊNCIAS..............................................................................................................12
ANEXO - TERMO DE CONSENTIMENTO.................................................................13
INTRODUÇÃO
Neste trabalho temos como objetivo a prática da observação dos fenômenos do desenvolvimento da criança de 06 a 12 anos, através do registro cursivo, permitindo que nós compreendamos as dificuldades envolvidas na observação e no estudo da criança.
Esta observação será em um ambiente natural da criança e os aspectos a serem observados são: físicos, percentuais, cognitivos, linguagem, personalidade e social e concluiremos com a articulação da teoria e pratica.
PRATICA
No dia 08 de abril de 2015 as 19:45h, foi observado uma criança do sexo masculino de 10 anos enquanto estava na academia,as atividades eram realizada em um local aberto e amplo, com apenas 5 esteiras, 4 bicicletas, alguns colchonetes, bolas e cones.
A criança apresenta uma rápida percepção das coisas que acontecem a sua volta mas tem movimentos lentos.
Ao chegar na academia a criança sorriu pra quem estava na recepção.
Não conversou muito apenas prestava atenção no que estava sendo passado.
Ao subir na esteira abaixou a cabeça e se manteve com a cabeça abaixada por uns 5 min.
Fez um movimento circular com o braço direito no sentido anti horário.
Por um momento se olhou no espelho enquanto andava e passou a mão no cabelo.
Realizou o exercício pedido de maneira lenta, quando terminou se manteve olhando pro espelho.
Parou a esteira amarrou o sapato do pé esquerdo,olhou pro espelho e voltou a andar na esteira.
Se manteve caminhando na esteira balançando os braços e olhando pro espelho.
Com a Mao direita diminuiu a velocidade da esteira, caminhou assim por 2 min.
Conversou com o professor, balançou a cabeça, no sentido de afirmação e os dois riram.
Parou a esteira se abaixou, apoiou o joelho esquerdo na esteira amarrou o tênis do pé direito que havia soltado.
Voltou a sua posição e iniciou uma caminhada a passos curtos, por 1 minuto.
Aumentou a velocidade, manteve a cabeça abaixada olhando fixo o painel enquanto mudava a velocidade com a mão direita, com a mão esquerda segurava a barra de apoio da esteira.
TEORICA
Desenvolvimentos físicos e cognitivos na terceira infância.
Desenvolvimento físico: altura e peso
As crianças crescem de 5 a 7,5 cm por ano entre 6 e os 11 anos, adquirindo aproximadamente o dobro do peso nesse mesmo período.[...] O crescimento físico,assim como o desenvolvimento psicológico é relativamente uniforme nesse período.[...] Aos 10 anos, atinge a média de 30k e mede cerca de 1,35m [...].As habilidades continuam a melhorar na terceira infância.
Desenvolvimento cognitivo: Por volta dos 7anos, segundo Piaget as crianças atingem o estagio operatório-concreto, em que fazem o uso de operações mentais para resolver problemas concretos. (reais).As crianças podem pensar logicamente porque conseguem levar em conta os vários aspectos de uma situação. Entre tanto, a maneira de pensar delas é ainda limitada as situações reais no aqui e no agora.
Operações concretas- A capacidade da criança de estabelecer relações que permitam a coordenação de pontos de vista diferentes.Esses pontos de vista podem referir-se a pessoas diferentes ou á própria criança, que"vê" um objeto ou situação com aspecto diferente e até conflitante. Ela consegue condenar esses pontos de vista e integrá-los de modo lógico e coerente.
No plano afetivo isso significa que ela será capaz de cooperar com os outros, de trabalhar em grupo e ao mesmo tempo, de ter autonomia pessoal. No plano intelectual o que possibilitará isso é o surgimento de uma capacidade mental de criança:as operações. Ela consegue realizar uma ação física ou mental dirigida para um fim (objetivo) e vertê-la para o seu inicio.
...