Curtograma
Artigo: Curtograma. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: xeneize88 • 24/6/2014 • 525 Palavras (3 Páginas) • 18.198 Visualizações
O Curtograma é um quadro a ser completado de acordo com nossas expectativas e ações, a fim de facilitar a avaliação das mesmas e tomada de atitudes. Baseia-se nas respostas dadas nos gostos pessoais, e tem como objetivo incentivar um olhar para dentro de si,promover o conhecimento mútuo,integração e descontração, e principalmente o autoconhecimento.
A proposta deste exercício é trazer de volta à consciência assuntos que podem ficar ocultos por força das rotinas diárias que todos nós temos.
Procedimento
Distribuir uma folha em branco para cada participante e desenhar, em um quadro ou flip-chart, o seguinte exercício:
Curto e faço
Curto e não faço
Não curto e faço
Não curto e não faço
O Curtograma é composto de quatro partes, as quais devem ser preenchidas de acordo com a opinião de cada um:
1) CURTO E FAÇO (o que gosto de fazer e faço): Viajar. Por que ? O que você faz nas viagens ? como você se sente ao ir ? E quando retorna ?
2) CURTO E NÃO FAÇO (o que eu gostaria de fazer e não faço) : Freqüentar um lugar (ambiente) X. Por que ? Se não gosta, por que faz ? Se é obrigado a fazer, existe outra forma de fazer sem sentir-se muito desconfortável ? Se sim, por que não faz ?
3) NÃO CURTO E FAÇO (o que faço contra minha vontade)
4) NÃO CURTO E NÃO FAÇO (o que não faço e não gosto de fazer).
Aplicação
- Preparar o formulário , para que seja distribuído a cada participante;
- Preencher os espaços em branco com no mínimo 6 tópicos para cada quadrante.
- É importante que se diga aos participantes que vamos escrever sobre coisas do dia-a-dia e, também sobre fatos isolados.
- Após o preenchimento, pedir ao grupo que leia sua folha. É importante dizer que, quando alguém estiver falando, a pessoa poderá completar sua folha, o que dará mais uma chance para a mesma se auto-avaliar.
Neste exercício, o aplicador poderá explorar a colaboração dos participantes do grupo, porque, a cada colocação de um participante, os outros podem se ver, explorando assim o significado de empatia, que é a capacidade de se colocar no lugar do outro.
Fechamento
Após o exercício, os participantes são orientados a refletir sobre o que está “fora dos eixos” atualmente na sua vida e como pode ser mudado.
É importante fazer um plano de metas reais, ou seja, que estejam dentro da sua realidade e que dependam apenas da pessoa. Nesta questão, o objetivo é entrar em contato com a realizade sem que o individuo sofra cobranças excessivas consigo mesmo, para que tome real noção do que sabe/pode fazer com o que não
...