DISCRIMINAÇÃO RACIAL
Exames: DISCRIMINAÇÃO RACIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Chryka • 13/5/2014 • 1.244 Palavras (5 Páginas) • 260 Visualizações
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. JUSTIFICATIVA 5
3. OBJETIVOS 6
4. DESENVOLVIMENTO 8
5. CRONOGRAMA 9
6. CONCLUSÃO 10
7. REFERÊNCIAS 11
1. INTRODUÇÃO
A escola tem um papel importante na elaboração de campanhas de conscientização sobre o preconceito, racismo e discriminação racial. Envolvendo a participação de todos, professores, alunos, pais e sociedade. Muitas vezes os alunos chegam à escola com uma visão preconceituosa, causada por uma declaração ou comentário feito por um adulto. Por isso a importância de campanhas de conscientização.
Desta forma, surgem reflexões, debates contribuindo para a promoção da igualdade, provocando assim uma mudança de comportamento e uma melhoria nas práticas educativas. Levando em consideração à lei, os valores das pessoas, a realidade social, bem como a história das conquistas e das lutas pela igualdade de raças e de cor.
Tais temas debatidos em sala de aula facilitarão a contextualização, o surgimento de idéias e ações; com o objetivo de minimizar gradativamente a discriminação e o preconceito no espaço escolar.
2. JUSTIFICATIVA
Acredito que o conhecimento é a melhor forma para a quebra de barreiras e preconceitos quanto à discriminação racial. Através da realização desta atividade espero contribuir para o resgate da valorização do negro e da igualdade social.
Por isso a importância do educador em mostrar de uma forma translucida e compreensiva a definição dos termos: preconceito, racismo e discriminação racial.
Sabemos que:
- Discriminação é ato ou efeito de discriminar. Tratamento preconceituoso dado a certas categorias sociais, raciais.
- Preconceito é idéia preconcebida, suspeita, intolerância, aversão a outras raças, credos, religiões.
- Racismo é a atitude preconceituosa e discriminativa contra indivíduos de determinada (s) raça (s) ou etnia (s).
Constituição Federal artigo 5º declara que “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza...”, Por que então falar em discriminação? Infelizmente a discriminação racial contra os negros é histórica e sempre existiu, sendo praticada pelos indivíduos, pelos governos e pela própria sociedade. Embora, hoje, observamos que as nações, inclusive o Brasil, através de campanhas de conscientização, movimentos contra o racismo, o preconceito e a desigualdade social tem auxiliado muito na inclusão social e na promoção da igualdade. Mas apesar de considerarmos que o Brasil vive uma diversidade cultural, é notório que a escola ainda não se sente preparada para lidar com certas situações de racismo. Então qual é o verdadeiro papel do professor diante dessa discriminação? Visto que o negro ao longo de sua História vem sendo subordinado, sempre lutando contra o preconceito e a discriminação. Segundo Amorim 2007:
A escola na atualidade tem como desafio a inclusão das diferentes pessoas... Neste sentido, faz-se necessário que todos os envolvidos com a educação estejam preparados para vivenciar no cotidiano das instituições de ensino alternativas de práticas que ajudem a formar seres humanos mais solidários e que saibam conviver com as diferenças. (p.216.)
Penso que o professor deve propiciar bases, educar e orientar com o objetivo de garantir o direito igualitário, considerando a singularidade de cada sujeito em suas dimensões culturais, familiares e sociais. Pois é impossível um ambiente de paz e união na sala de aula quando existe o preconceito, pois este ocasiona a discriminação e o tratamento desigual a respeito de um indivíduo ou de um grupo.
Kabengele Munanga afirma: “Não há preconceito racial que resista à luz do conhecimento e do estudo objetivo. Neste, como em tantos outros assuntos, o saber é o melhor remédio”.
Nesse sentido, a educação das relações étnico-raciais deve ser um dos elementos estruturantes do projeto político pedagógico das escolas.
A partir do conteúdo visto e da fundamentação teórica, estarei realizando um trabalho de conscientização com o tema: “Discriminação Racial e Preconceito” com os alunos do 7º e 8º ano, juntamente com a colaboração de pais, professores e alunos das outras séries.
3. OBJETIVOS
• Estimular o diálogo, a socialização e a troca de idéias a fim de promover a mudança de pensamentos, atitudes e hábitos.
• Mostrar a importância da valorização das pessoas independente de raça, credo ou posição racial.
• Investigar elementos históricos, sociais, políticos e culturais.
• Proporcionar o conhecimento sobre líderes de movimentos negros.
• Analisar o grupo com o objetivo de perceber os sentimentos de cada aluno em relação à diferenciação étnica em sala de aula e fora dela.
• Alertar os alunos da importância das campanhas de conscientização com o objetivo de orientar a sociedade sobre direitos igualitários e a abominação do racismo e do preconceito.
4. DESENVOLVIMENTO
• Promover debates e questionamentos como: - O que é discriminação? – O que é preconceito? –Como combatê-lo? –O que é Racismo? -Como será o futuro se nada for feito para eliminar o racismo, o preconceito e a discriminação?
• Apresentação do vídeo do poderoso discurso de Marthin Luther king em Memphis, no ano de 1963, em prol dos direitos civis e da igualdade racial. (em anexo)
• Montagem de um mural com figuras sobre o tema. (em anexo)
• Sugestão de nomes de livros para leitura em casa. Ex: Racista, Eu!? De Jeito Nenhum, Mauricio Pestana, Histórias da Preta, Heloisa Pires Lima, Zumbi, o Despertar da Liberdade, Julio Emilio
...