Educação física Na Infância
Artigo: Educação física Na Infância. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: italia150 • 16/4/2014 • 300 Palavras (2 Páginas) • 320 Visualizações
Educação Física na Educação infantil
Introdução
A legislação da educação brasileira - três
níveis de ensino: a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.
A Educação Infantil - atendimento às crianças de 0 a 6 anos de idade, e são mais comumente conhecidas como creches e pré-escolas, como pode ser
encontrado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB9394/96.
A escola infantil - um lugar de descobertas com ampliação das experiências individuais, culturais, sociais e educativas, através da inserção da criança em ambientes distintos dos da família.
Um espaço e um tempo em que sejam integrados - desenvolvimento da criança, seu mundo de vida, sua subjetividade, com os contextos sociais e culturais que a envolvem através das inúmeras experiências que ela deve ter a oportunidade e estimulo de vivenciar nesse espaço de sua formação.
Educação Física
Papel fundamental na Educação Infantil - possibilidade de proporcionar às crianças uma diversidade de experiências através de situações nas quais elas possam criar, inventar, descobrir movimentos novos, reelaborar conceitos e idéias sobre o movimento e suas ações.
Além disso, é um espaço para que, através de situações de experiências – com o corpo, com materiais e de interação social – as crianças descubram os próprios limites, enfrentem desafios, conheçam e valorizem o próprio corpo, relacionem-se com outras pessoas, percebam a origem do movimento, expressem sentimentos, utilizando a linguagem corporal, localizem-se no espaço, entre outras situações voltadas ao desenvolvimento de suas capacidades intelectuais e afetivas, numa atuação consciente e crítica.
Para isso, entendemos que o ensino “não pode ser concebido como uma mera aplicação de: normas, técnicas e receitas pré-estabelecidas, mas como um espaço de vivências compartilhadas, de busca de significados, de produção de conhecimento e de experimentação na ação”.
...