Elefante E Tigres
Artigos Científicos: Elefante E Tigres. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: adsfsadf • 10/11/2014 • 268 Palavras (2 Páginas) • 326 Visualizações
Segundo estatísticas do IBGE, no ano de 2000 47,8% dos municípios brasileiros não tinham serviços de esgotamento sanitário e 44,7% dos domicílios não estavam ligados á rede de coleta, deixando o esgoto a céu abertos sendo considerado um dos maiores problemas ambientais e da saúde publica do país.
Doenças transmitidas pela água – Cólera, Febre Tifóide, Leptospirose, giardíase, Amebíase, Hepatite Infecciosa
Desta forma, o tratamento de esgotos é uma medida básica de saneamento, trazendo benefícios para sua coletividade e economia do Sistema Público de Saúde (estudo da UFRJ estima que 68% das internações nos hospitais públicos são provocados pela água contaminada).
Os danos ambientais decorrentes do lançamento de esgotos em corpos hídricos também são imensos, percebemos que tudo que é jogado nos ralos das pias, vasos sanitários bueiros e mesmo nos quintais das casas, acaba interferindo no ciclo natural da água. Substâncias tóxicas, não biodegradáveis, dejetos orgânicos em suspensão e resíduos contendo metais pesados, que se acumulam nos organismos vivos, são comumente lançados sem tratamento em córregos, lagos, rios e mares, que ao invés de simbolizarem a vida e movimento, passaram ultimamente a ser relacionados com veneno e morte.
Relembrando que a coleta e a destinação final dos esgotos urbanos é um típico serviço público, em razão disso,, os órgãos públicos competentes e seus concessionários devem prestá-lo de forma adequada, eficiente e segura. Mais ao vermos todos esses problemas que enfrentamos em nosso país podemos perceber que esse órgãos não atende os mínimos requisitos a prestação do serviço, se tornando causadora da poluição ambiental e de graves riscos á saúde humana, como ocorre com o lançamento de esgoto em cursos d’ água.
...