TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensaio Sobre Inconsciente

Por:   •  24/5/2016  •  Ensaio  •  713 Palavras (3 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Esse trabalho se propõe a fazer uma breve análise do inconsciente e de como ele se manifesta através das técnicas projetivas. Ainda por cima, o ensaio busca entender como esses testes podem ser aplicados no âmbito da psicopatologia.


      Antes de começar a trabalhar a relação entre inconsciente e técnicas projetivas, é preciso primeiro compreender o que eles são individualmente.

      O inconsciente é mencionado de forma mais detalhada na Primeira Tópica freudiana. Freud descreve o descreve como tudo o que não está disponível na consciência, além de guardar lembranças reprimidas(muitas vezes traumáticas) e impulsos geradores de ansiedade (normalmente inaceitáveis pelo sujeito). Freud diz ainda que esses conteúdos podem voltar a consciência de forma velada, como em sonhos ou lapsos de linguagem. O objetivo da psicanálise, quando criada por ele, era justamente fazer com que as pessoas tomassem conhecimento de seus conflitos emocionais inconscientes.

   Os testes (ou técnicas) projetivos se baseiam na hipótese projetiva. Isso significa dizer, de forma geral, que quando o paciente testado precisa organizar uma informação de significados difusos acaba projetando aí aspectos de sua personalidade. Não apenas isso, como também é possível que durante um teste projetivo, ao procurar dar sentido ao que lhe foi apresentado, o paciente acaba trazendo coisas referentes as suas próprias vivências. Podem ser tanto coisas agradáveis, que lhe tragam satisfação ou felicidade como coisas mais difíceis, geradoras de sofrimento e angústia.

   As técnicas projetivas também podem ser definidas como uma forma indireta de perguntar algo, que incentiva o paciente a projetar suas atitudes, crenças ou sensações a respeito dos problemas que enfrenta. Elas devem ser usadas quando não se consegue obter uma informação desejada por outros meios. Também podem ser usadas para a obtenção de uma compreensão inicial acerca dos problemas do paciente e como pesquisa exploratória. Embora pareçam ser simples, de fácil entendimento e aplicação, são na verdade bastante complexas, e exigem formação especializada para garantir uma aplicação correta e análise satisfatória.

   Sabendo agora como os testes projetivos funcionam, é possível compreender como o inconsciente se manifesta através deles.

   Durante a aplicação dos testes, o paciente normalmente não para para pensar em suas respostas, tendo muitas vezes que dizer ou fazer aquilo que lhe vier na mente de primeira. Cada parte dos testes possui um significado específico, e as respostas vão falar sobre como o paciente vê determinada situação e como se encaixa nela. Como suas respostas não são filtradas, ele acaba projetando nelas informações guardadas no seu inconsciente, que de outra forma estariam quase inacessíveis. Ou seja, ele projeta essa informação nas suas respostas, que depois de analisadas pelo terapeuta passam a ser de valiosa ajuda para compreender o paciente.

     Embora esses testes não tenham respostas pré-determinadas ou certas, existe um padrão que costuma ser apresentado como o mais equilibrado. Algumas alterações marcam características do paciente, como tendências ao isolamento ou a rigidez, por exemplo. No entanto, alterações mais bruscas podem ser indicativas de transtornos, não só mentais como também de cunho neurológico. Obviamente existem muitos fatores extras a serem levados em conta, como o estado físico do paciente na hora da aplicação do teste e sua história de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (65.6 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com