Ergologia
Seminário: Ergologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Gestao_f • 14/11/2013 • Seminário • 486 Palavras (2 Páginas) • 304 Visualizações
Ergologia quer dizer estudo da atividade humana. Assim, as questões do trabalho e das empresas do mundo econômico estão presentes nos estudos da ergologia. O trabalho não se reduz a uma prestação remunerada de serviço em uma sociedade mercantil de direito, embora tenha também esta dimensão, mas ocupa lugares relevantes na vida e na saúde dos humanos.
A ergológica é própria às atividades humanas e distinta da disciplina epistêmica que, para produzir saber e conceito no campo das ciências experimentais deve, ao contrário, neutralizar os aspectos históricos. A ergológica, mesmo tendo como objetivo construir conceitos rigorosos, deve indicar nestes conceitos como e onde se situa o espaço das singularizações parciais, inerentes às atividades de trabalho. Para Yves Schwartz, o percussor da Ergologia, o conceito de atividade exibe três características:
- Transgressão: expressa as tensões entre o que é formalizado pelas normas e conceitos e o informal, o que não é bem codificado ao nível da linguagem;
- Mediação: aspecto dinâmico dessa transgressão que, nas atividades de trabalho se apresenta como algo obscuro porque se encontra incorporado nos corpos dos sujeitos;
- Contradição: instaura um debate de normas em que cada sujeito é convocado a gerir quotidianamente suas ações.
As características do conceito de atividade nos remetem ao debate que tem por objeto o campo da ética. Nossa vida social tem uma tendência a dissociar o uso prático da razão e a atividade humana, de modo a negligenciar o trabalho como uma dimensão fundamental da atividade humana.
A ergonomia se preocupa com as condições gerais de trabalho, tais como, a iluminação, os ruídos e a temperatura, que geralmente são conhecidas como agentes causadores de males na área de saúde física e mental, mas que o estudo procura traçar os caminhos para a correção. O seu objetivo é aumentar a eficiência humana através de dados que permitam que se tomem decisões lógicas. O custo individual é minimizado através da ergonomia que remove aspectos do trabalho, que em longo prazo, possam provocar ineficiências ou os mais variados tipos de incapacidades físicas. Nas condições em que a atividade do indivíduo envolve a operação de uma peça de equipamento, na maioria das vezes, ele passa a constituir, com este equipamento, um sistema fechado. Este visa apresentar muitas das características de auto-regulamentação (feedback). Como dentro de tal sistema é o indivíduo quem usualmente decide, torna-se necessário que ele seja incluído no estudo da eficiência do sistema. Para que a eficiência seja máxima é preciso que o sistema seja projetado como um todo com o homem completando a máquina e esta completando o homem.
A aplicação da ergonomia no ambiente de trabalho é de grande importância, pois essas medidas são de alta eficácia na prevenção de diversos problemas de saúde. A Ergonomia é a ciência do conforto, e é através dela que procuramos assegurar uma boa adaptabilidade entre o homem e seu trabalho, seus equipamentos, seu ambiente físico, suas ferramentas e muitos fatores que cercam seu sistema de trabalho.
...