Evolução do Comportamento de Cooperar
Por: Bruno Ceppi • 15/8/2022 • Abstract • 1.377 Palavras (6 Páginas) • 79 Visualizações
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Five Rules for the Evolution of Cooperation (Nowak, 2006)
- Introdução:
- apesar do principal processo de seleção natural ser a competição, há vários exemplos de cooperação em todos os níveis de organização biológica:
- genes em genomas;
- cromossomos em eucariontes;
- células em multicelulares;
- humanos em sociedades e estados-nação;
- conceito de cooperador:
- um organismo que paga um custo (c) para um outro organismo receber um benefício (b);
- conceito de desertor:
- um organismo que reparte o benefício sem custo para si;
- custo e benefício são medidos em termos de aptidão;
- Aptidão em tipos de população:
- apenas desertores: baixa aptidão;
- apenas cooperadores: elevada aptidão;
- mista: desertores apresentam maior aptidão do que cooperadores;
- A seleção natural favorece desertores, caso não haja qualquer mecanismo para evolução da cooperação (Fig. 1):
- embora a aptidão de indivíduos depende da frequência de cooperadores na população;
- 5 mecanismos para a evolução da cooperação (Fig. 4):
- seleção de parentesco;
- reciprocidade direta;
- reciprocidade indireta;
- reciprocidade entrelaçada;
- seleção de grupo;
- Seleção de parentesco:
- Regra de Hamilton:
- seleção natural pode favorecer cooperação se doador e beneficiário são parentes genéticos;
- coeficiente de parentesco (r) deve exceder a razão custo-benefício do ato altruísta;
- r: probabilidade de compartilhar um gene;
- r > c/b
- análise do comportamento cooperativo: gene → aptidão → efeito sobre um parente genético;
- Reciprocidade direta:
- Trivers:
- cooperação entre não-parentes e heteroespecíficos;
- encontros repetidos entre dois organismos com possibilidade de cooperação ou deserção;
- Dilema do prisioneiro repetitivo;
- Axelrod:
- “tit-for-tat” como estratégia prevalente na reciprocidade;
- Tit-for-tat generoso: coopera com cooperador;
- Críticas ao tit-for-tat:
- acidental deserção (e.g., por falhas cognitivas, motoras) pode levar a longa sequência de retaliação;
- algumas vezes se coopera embora se tenha desertado;
- Estratégia ganhar-ficar/perder-mudar:
- repetir movimentos prévios se houver benefício;
- mudar se houver desvantagem;
- “Tit-for-tat” vs “ganhar-ficar/perder-mudar”:
- maioria desertor: maior eficiência do “tit-for-tat”;
- cooperação estabelecida na população: maior eficiência do “ganhar-ficar/perder-mudar”;
- Regra geral:
- reciprocidade direta pode levar à evolução da cooperação apenas se a probabilidade de um outro encontro (w) exceder a razão custo-benefício do ato altruísta;
- w > c/b
- Reciprocidade indireta:
- reciprocidade direta nem sempre é possível porque:
- interações podem ser assimétricas: o indivíduo nem sempre está apto para ajudar;
- interações podem ser transitórias: poucos encontros entre os mesmos indivíduos;
- estratégia-base:
- reputação;
- indivíduos mais prestativos são mais propensos a ser ajudados;
- pré-requisito:
- cognição sofisticada: memória para as interações passadas + monitoramento da rede social dinâmica;
- favorece evolução de:
- cooperação;
- moralidade;
- normas sociais;
- Regra geral:
- Reciprocidade indireta pode promover cooperação se a probabilidade de conhecer a reputação de alguém (q) exceder a razão custo-benefício do ato altruísta;
- q > c/b
- Reciprocidade entrelaçada:
- pressupostos:
- populações reais não são completamente mistas;
- estruturas espaciais e redes sociais delimitam a variedade de interação;
- cooperadores pagam um custo para cada benefício a um vizinho;
- desertores não tem custo, mas seus vizinhos também não são beneficiados;
- Regra geral:
- a razão benefício-custo deve exceder o número médio de vizinhos por indivíduo;
- b/c > k
- Seleção de grupo:
- presuposto:
- seleção natural age sobre indivíduos e grupos;
- grupos de cooperadores podem ser mais aptos do que de desertores;
- modelo experimental:
- uma população é dividida em dois grupos;
- indivíduos reproduzem proporcional a seu pagamento;
- um grupo pode ser dividido ao alcançar certo tamanho;
- o outro grupo que cresceu menos torna-se extinto a fim de restringir o tamanho da população;
- há competição entre grupos porque alguns grupos crescem mais rápido e dividem-se mais;
- grupos puros de cooperadores crescem mais rápido, mas em grupos mistos desertores reproduzem mais rápido;
- conclusão: seleção intra-grupo favorece desertores, mas entre-grupos favorece cooperadores;
- Regra geral:
- se n é o tamanho máximo do grupo e m é o número máximo de grupos, então a seleção permite a evolução de cooperação desde que a razão benefício-custo exceda 1 + a razão entre n e m;
- b/c > 1 + (n/m)
- Sucesso evolutivo:
- supondo a seguinte matriz:
[pic 1]
- C: cooperador;
- D: desertor;
- símbolos nas células indicam pagamento para indivíduos nas linhas;
- sem qualquer mecanismo evolutivo:
- desertores dominam cooperadores;
- α < γ e β < δ;
- se α > γ:
- cooperação é uma estratégia estável evolutivamente;
- populações ricas em cooperadores não podem ser invadidas por desertores;
- se α + β > γ + δ:
- cooperadores são risco-dominantes;
- se ambas estratégias são estáveis, estratégia risco-dominante será mais atraente;
- se α + 2β > γ + 2δ:
- cooperadores são vantajosos;
- se α > γ e β > δ:
- cooperadores dominam desertores;
- um mecanismo para evolução de cooperação pode assegurar que cooperadores tornam-se estáveis evolutivamente, risco-dominantes ou vantajosos (Fig. 2);
- Análise comparativa:
- cada mecanismo pode ser apresentado como um jogo entre as duas estratégias pela matriz 2x2 (Fi. 3):
- seleção de parentesco: regra de Hamilton é critério decisivo para todas as medidas de sucesso evolutivo;
- reciprocidade entrelaçada: mesma condição para todas medidas de sucesso evolutivo;
- seleção de grupo: mesma condição para todas medidas de sucesso evolutivo;
- reciprocidade direta e indireta: condições diferentes para as medidas de sucesso evolutivo;
- Conclusão:
- princípios da evolução:
- mutação, seleção natural e cooperação natural;
Figuras
Figura 1
[pic 2]
Figura 2
[pic 3]
Figura 3
[pic 4]
Figura 4
[pic 5]
...
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