Experiência Realizada Na fábrica Da Western Eletric Company, Em Hawthorne
Exames: Experiência Realizada Na fábrica Da Western Eletric Company, Em Hawthorne. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: fmac • 28/7/2013 • 715 Palavras (3 Páginas) • 2.631 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
FACULDADE DE ADMNISTRAÇÃO PÚBLICA
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
TAREFA 01 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
NOVEMBRO – 2011
ITACOATIARA – AM
FRANCISCO MARIANO AMAZONAS COLARES –21109770
TAREFA 01 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
NOVEMBRO – 2011
ITACOATIARA – AM
TAREFA 01 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
Pesquise sobre a conclusão da experiência realizada na fábrica da Western Eletric Company, em Hawthorne? Porque ela é importante para a história da Psicologia Organizacional?
Elton Mayo é considerado o fundador do movimento das Relações Humanas, que se opôs aos princípios do trabalho de Taylor e Fayol. Mayo dirigiu o projeto de pesquisa da fábrica de Hawthorne da Western Eletric, em Chicago de 1927 a 1932. Mayo escreveu três livros, baseados nas descobertas dessas experiências realizada em Hawthorne originando as Relações Humanas. Essas experiências foram feitas em quatro fases. Na primeira fase tinha como objetivo inicial conduzir experimentos relacionando a luminosidade no ambiente de trabalho com a eficiência dos operários, medida pela produção. Com isso criou dois grupos fazendo o mesmo trabalho, mas com ambientes diferentes e se constatou que não tinha relação entre as duas variáveis e sim a existência do fator psicológico. Que suas reações não eram influenciadas pelo aumento de luminosidade e sim pelo obrigação de produzir.
Na segunda fase foi feita experimentos com seis moças de nível médio que foram separadas por divisórias de madeira do restante do grupo, foram divididas em 12 etapas, fizeram varias inovações como aumento de salário, intervalos de descanso de diversas durações, redução de jornada de trabalho e que o resultado foi o mesmo da fase anterior sem muitas mudanças de produtividade, concluiu-se que tiveram algumas atitudes diferentes como trabalhar com liberdade, com ambiente amistoso, sem temer o supervisor, criaram habilidades de liderança.
Na terceira fase esses pesquisadores se afastaram dessas experiências físicas de trabalho e começaram a estudar as relações humanas, depois das observações anteriores viram que as operarias pouco sabiam de seus ambientes de trabalho, em setembro de 1928 criou-se um programa de entrevistas com a pretensão de analisar as atitudes e sentimentos dos trabalhadores, e assim podendo aproveitar suas sugestões. Em fevereiro de 1929 o programa por ter uma boa aceitação, foi aplicada numa empresa de 40.000 empregados com êxito de entrevistados de 21.000 no período de 02 anos. Nesta etapa, em que os trabalhadores foram entrevistados, revelou-se a existência de uma organização informal dos mesmos, com vistas a se protegerem do que julgavam ameaças da Administração ao seu bem-estar.
Na
...