FREUD E A EDUCAÇÃO
Artigos Científicos: FREUD E A EDUCAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Adrianekh • 12/9/2013 • 397 Palavras (2 Páginas) • 368 Visualizações
FREUD E A EDUCAÇÃO
Amanda de Carvalho Maia OLIVEIRA1
RESUMO
O intuito deste trabalho é apresentar aos educadores uma concepção freudiana do desenvolvimento infantil, isto é, o que faz com que uma criança aprenda. O motivo pelo qual um neófito questiona tanto, o que ele deseja em sua busca. Freud investiga o surgimento das preocupações que a criança possui; e para ele as primeiras investigações são sexuais e servem como meio de situar a criança no mundo. Além disso, defende que as dúvidas das crianças estão ligadas às relações paternas. Suas análises percorrem da angústia da castração ao complexo de Édipo. No que concerne à educação, pode-se comparar a transferência que ocorre no sonho com a que ocorre em relação ao analista e ao professor. Essa transferência acontece no inconsciente, e isto faz com que o aluno não possa saber dela, e menos ainda saber como ela se realiza singularmente. É uma situação muito complicada esta que envolve docente-discente. A partir disso, é proposta uma educação não repressora, e sem que o docente renuncie a si mesmo. Pois assim, haverá uma contribuição à formação pessoal do neófito.
Palavras-Chave: Freud. Educação. Inconsciente. Transferência.
Freud não publicou nada relacionado ao tema da aprendizagem; suas preocupações estavam voltadas aos problemas clínicos e não a questões especificadamente de educação. Seu principal objetivo era o de tratar as neuroses que afetavam as pessoas, mas após muitos trabalhos descobriu que podia apenas amenizá-las, livrando o indivíduo dos sintomas. Anna Freud tentou mostrar aos educadores uma concepção de como Freud tratava o desenvolvimento da criança e por isso focou o viés da aprendizagem, ou seja, o que possibilita o aprendizado de uma criança. O que faz com que alguém seja um desejador do saber? Por que uma criança questiona tanto, ou seja, o que ela deseja em sua busca?
Freud investiga o surgimento das preocupações que a criança possui. Para ele há um momento de determinação na vida dos homens: é o momento da descoberta da diferença sexual anatômica. A partir disto, as crianças descobrem que meninos são providos de pênis e
1 3º ano de Licenciatura em Filosofia. Membro do Núcleo de Ensino 2007/2008. Dr. Vandeí P. da Silva e Dr. Sílvio José Benelli. am_filo@yahoo.com.br. UNESP – Universidade Estadual Paulista – Faculdade de Filosofia e Ciências – 17525-900 – Marília/SP.
Revista de Iniciação Científica da FFC, v. 8, n.2, p. 239-248, 2008 240
...