Ghjklvsdjlçvsdvsdo Djosldjofs
Casos: Ghjklvsdjlçvsdvsdo Djosldjofs. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: driiii • 21/3/2015 • 1.055 Palavras (5 Páginas) • 235 Visualizações
CASOS CONCRETOS – CIÊNCIA POLÍTICA
Caso Concreto 1 – SEMANA 01:
Tema: Espaço social da palavra e complexidade do campo político
Leia, atentamente, a palestra “O papel da universidade na sociedade brasileira: educação e pesquisa no ensino superior” de Sidnei Ferreira de Vares, e responda:
1) Qual o espaço social da palavra política ele se refere?
TRATA-SE DE UM DISCURSO DE ESQUERDA CENTRALIZADO NO TEMA EDUCAÇÃO.
2) A qual tipo de discurso político ele se refere? Justifique as suas respostas.
DISCURSO CRÍTICO SOBRE O MODELO ATUAL DESENVOLVIDO NA UNIVERSIDADE BRASILEIRA. O DISCURSO BUSCA ATINGIR E ABRIR OS OLHOS DA SOCIEDADE VOLTANDO ASSIM PARA A IDEIA IRIGINAL DE BUSCAR UMA EDUCAÇÃO CLARA E DE QUALIDADE PARA A SOCIEDADE E SEUS INDIVÍDUOS.
Caso Concreto 1 – SEMANA 02:
Tema: Retórica
Leia, atentamente, o texto “A retórica e o espetáculo na política contemporânea” de Verbena Córdula, e responda:
1) O que você entendeu por retórica?
RETÓRICA É A ARTE DA PALAVRA DO CONVENCIMENTO UM OU VÁRIOS INDIVÍDUOS ASSIM CHEGANDO A UMA INTRODUÇÃO INCONSCIENTE DA VERDADE POSTA PARA SE COM ISSO DESARTICULANDO QUALQUER OUTRA QUE TENHA SIDO POSTA
2) Qual é a relação, que você entendeu, entre retórica e espetáculo na política? Justifique as suas respostas.
A RETÓRICA PROCURA PRODUZIR O CONVENCIMENTO ATRAVES DO DISCURSO POLITICO. POR OUTRO LADO, O ESPETACULO NA POLÍTICA TEM POR FINALIDADE PRODUZIR UMA ADESÃO AINDA MAIOR AO PENSAMENTO APRESENTADO PELA RETÓRICA NO DISCURSO POLÍTICO.
Caso concreto 1 - SEMANA 03:
Tema: Contratualistas
Leia, atentamente, os trechos abaixo e defina o que vem a ser a categoria homem civil para Rousseau.
SEGUNDO ROUSSEAU A EXPRESSÃO “HOMEM CIVIL” SE REFERE AO SER HUMANO LIVRE E AUTONOMO QUE ROMPEU COM A ESCRAVIDÃO E, APARTIR DO CONTRATO SOCIAL SE SUBMETE A LEI QUE É UM PRODUTO DA VONTADE GERAL.
Caso concreto 1 – SEMANA 05:
Tema: Unidade política e soberania
Leia o texto e justifique a afirmação de Lord Cannig tendo como referência o conceito clássico de soberania e o imperialismo inglês no século XIX.
A TEORIA WEBERIANA IMPLICA NO ENTENDIMENTO A OBEDIÊNCIA OU ACEITAÇÃO DE UMA DETERMINADA ORDEM POLÍTICA INSTITUIDA.
EM RAZÃO DO CONHECIMENTO DESSA ORDEM POLÍTICA OS AGENTES DO PODER GOZAM DA LEGETIMIDADE NO EXERCÍCIO DE SUAS ATRIBUIÇÕES. MUITAS VEZES FO “MONOPOLIO DA VIOLÊNCIA” SE APRESENTA COMO CONDIÇÃO NECESSÁRIA, PARA QUE O ESTADO EXERÇA SEU PODER DE IMPÉRIO SOBRE AS PESSOA, EM CASOS DETERMINADOS.
“O ESTADO SÓ PODE EXISTIR SOB A CONDIÇÃO QUE OS HOMENS DOMINADOS SE SUBMETEM A AUTORIDADE CONTINUALMENTE REINVINDICADO PELOS DOMINADORES”
(WEBER)
Caso Concreto 1 - SEMANA 06
Tema: Território
Leia o trecho abaixo e responda:
“Os belgas não se entendem entre si e já se teriam separado em países diferentes não fossem o seu rei e, mais recentemente, a adoção de uma forma de governo federativa, em que a Valônia, Flandres e Bruxelas têm grande autonomia política e administrativa em relação ao governo nacional, além do surgimento e fortalecimento da União Europeia, que faz com que os belgas se sintam cada vez mais membros de uma comunidade europeia multicultural e multilíngue, e menos belgas, o que ajuda a diluir seus antagonismos internos”.
RICARDO C. COELHO. Adaptado de Os franceses. São Paulo: Contexto, 2007.
A compreensão da situação relatada no texto e representada em termos espaciais no mapa somente é possível a partir da distinção entre conceitos importantes para a Ciência Política. Quais conceitos são estes? Justifique a sua resposta.
O CONCEITO CLÁSSICO DE SOBERANIA DEVE SER COMPREENDIDO COMO PODER ÚNICO E ILIMITADO DE CONDUZIR A VIDA POLÍTICA DO ESTADO DE SEUS ASPECTO INTERNO. A SOBERANIA NO SÉCULO XIX NÃO AVANSOU NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS, O QUE OCORREU NO SÉCULO XX.
QUESTÃO
...