TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gênero

Dissertações: Gênero. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 3

GÊNERO E SUA INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO ESCOLAR DOS ALUNOS

A questão de gênero ao longo do processo histórico da humanidade, era tratada como uma questão apenas de relacionar a diferença entre homens e mulheres, somente pelo sexo (masculino e feminino). E que a figura masculina era, a que obtinha o poder em todos os sentidos (família, sociedade, religião) enquanto a mulher era tida como uma pessoa abaixo dos homens. Seu papel era meramente ser mãe e esposa, sem direitos de voz e vez. Mas,ao longo do tempo e conforme o mundo veio evoluindo,sofrendo transformações, percebeu-se que os problemas de relações entre homens e mulheres não se resumia somente no fator físico (sexo) e nas suas características distintas. E sim do fato de que apesar das diferenças, homens e mulheres podem e devem ser capazes de trilharem os mesmos caminhos. Dando início a revolução feminina.

Após as grandes conquistas obtidas pelas mulheres. A preocupação com os métodos educacionais começaram a ser modificados, para que a questão de gênero fosse trabalhada de forma que viesse desmistificar toda e qualquer forma de preconceito e discriminação dentro de sala de aula. Esse é o desafio maior que o Educador vem enfrentando ao longo desses processos, já que são grandes os tabus impostos por uma sociedade predominantemente machista, que insiste em ditar regras totalmente ultrapassadas.

Com o avanço da presença constante da mulher e suas conquistas na sociedade, começou-se a perceber que a freqüência maior nas entidades escolares era do sexo feminino. E que o homem começou a se evadir por conta da responsabilidade de ajudar na renda familiar. E em alguns casos, desde criança. Ocasionando e contribuindo para que os índices de analfabetismo funcional entre os homens jovens tivessem uma diferença de quatro anos a menos em relação às mulheres jovens (da mesma idade). Mas essa situação não para por aí. Há também uma diferença entre os níveis e classes socias. Tanto mulheres quanto os homens, de poder aquisitivo mais alto, tem mais acesso à educação de qualidade, que a classe de baixa renda. Essa realidade atinge o negro, de forma massacrante. Os negros ainda são aqueles que têm maior índice de analfabetismo e diferença de idade-série.

Trabalhar a questão de gênero nas escolas, envolve uma série de fatores sócio-culturais, que demonstram que a sociedade no decorrer do tempo não se preocupou em “discutir” as relações entre os gêneros (homem/mulher). É alarmante e assustador convivermos com essas discrepâncias. É preciso que não só o educador, como a sociedade em si, quebre o mito da idéia errônea que foi perpetuada ao longo da história da humanidade.

O educador deve começar a colocar em prática novas metodologias, que o ajudem a trabalhar junto com seus alunos a idéia de renovação. Refletindo em todos os aspectos, as diferenças que existem no ambiente escolar. E que a todo o momento nos deparamos com algo que vai de encontro com nossas percepções de ver o mundo. Então perguntamos como trabalhar as questões de gênero na escola, de maneira justa e cor-reta?

*É não diferenciando meninos e meninas. É procurar a todo instante implantar formas de deixar bem claro o quanto é importante a interação entre os dois sexos. Que tem os mesmos direitos, que podem e devem compartilhar os mesmos gostos, sonhos e preferências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com