HISTÓRIA DA PSICOTERAPIA
Por: hadina • 15/5/2018 • Relatório de pesquisa • 8.334 Palavras (34 Páginas) • 192 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
O presente relatório foi desenvolvido no decorrer da disciplina Estágio Supervisionado IV, no 8º período do curso de Psicologia da Universidade Salgado de Oliveira. De acordo com o Manual do Estagiário, Estágio Supervisionado pode ser entendido como conjunto de atividades de formação, supervisionado por membro capacitado do corpo docente comprovada.
Esta prática é regulamentada pela Lei 11.788, de 25 de Setembro de 2008 e compõe-se de atividades desenvolvidas em entidades devidamente conveniadas com a Instituição de Ensino Superior e ocorre em seis períodos letivos, sendo dividido em duas modalidades: Núcleo Comum, onde as disciplinas são comuns a todos os estudantes e o Núcleo de Ênfases Curriculares, em que cada aluno opta pela área que deseja, devendo esta, ser voltada para áreas de pesquisa. Para os cursos de Graduação em Psicologia em seu Art 5º e em seu Art 21º a formação em Psicologia deve contemplar eixos curriculares específicos que sustentem epistemologicamente, historicamente e metodologicamente o contato do formando com situações, contextos e instituições permitindo a eles a concretização de conhecimentos, habilidades e atitudes em ações profissionais.
Ainda de acordo com o Manual, o Estágio Supervisionado, é composto de atividades como observação e entrevista, possibilitando a aplicação dos conhecimentos específicos, aproximando o aluno dos contextos de atuação do psicólogo, unindo teoria e prática de forma a favorecer o crescimento profissional do acadêmico e faz parte do projeto pedagógico do curso sendo requisito para aprovação e obtenção do diploma. Este estágio será realizado segundo o regulamento de estágio supervisionado produzido pela gestão de estágio da Universidade em questão, segundo o código de ética do psicólogo e sob orientação dos professores responsáveis.
O presente estágio foi realizado na Clinica-Escola da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) - Campus Goiânia situada na Rua 105-B, nº 185 – Setor Sul – Goiânia/GO - A UNIVERSO é uma instituição nacional, com a missão de promover a formação integral do homem, dando oportunidade de educação para todos, fundamentada em valores éticos e morais e compromissada com as responsabilidades sociais da comunidade. A Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) chega aos 50 anos de tradição em educação com o compromisso de preparar seus alunos não só para conquistarem seu espaço na sociedade, mas para se tornarem profissionais competentes e com responsabilidade social. A caminhada em busca de uma instituição cada vez mais sólida e qualificada tornou a UNIVERSO referência em todo país. Esse reconhecimento foi alcançado graças a diversos projetos e investimentos na sua infraestrutura, incluindo modernos laboratórios, bibliotecas e tecnologia de ponta, além de um corpo docente altamente qualificado, visando atender às necessidades do competitivo mercado de trabalho.
A Universidade Salgado de Oliveira chega aos 50 anos de tradição em educação com o compromisso de preparar seus alunos não só para conquistarem seu espaço na sociedade, mas para se tornarem profissionais competentes e com responsabilidade social. Na visão da UNIVERSO a psicologia é uma ciência que trata do ser humano numa perspectiva biopsicossocial, interagindo com vários campos de saber e práticas sociais. Por isso, precisa estar atualizada em relação às inovações científicas e aos acontecimentos da sociedade contemporânea. O curso destina-se à formação de psicólogos aptos a pesquisar situações e problemas psicológicos presentes na educação, na saúde, no trabalho na vida social e neles intervir. O psicólogo é um profissional que trabalha para promover e resgatar a saúde mental de indivíduos e grupos sociais, podendo atuar numa diversidade de locais, como escolas, empresas, hospitais, clínicas e no âmbito de projetos sociais e comunitários, da publicidade, do esporte, da justiça, da consultoria etc. Além disso, tem um importante papel na resolução de problemas sociais, como, por exemplo, a violência, o individualismo e a competitividade exacerbados, os altos índices de estresse, depressão e doenças psicossomáticas que acometem a comunidade. Desta forma, fica evidente que o profissional tem um campo abrangente e diversificado de atuação no mercado de trabalho. (Fonte: http://www.universo.edu.br/portal/goiania/).
O Parecer nº 403/62 do Conselho Federal de Psicologia – CFP, aprovado em 19/12/1962, que instituiu oficialmente o curso de Psicologia no Brasil e vigorou até 1996, definiu um currículo mínimo que seguia o modelo médico no qual o aluno deveria cursar um núcleo comum até o terceiro ou quarto ano, para então seguir a habilitação escolhida (licenciatura ou bacharelado).
As clinica-escolas são serviços de atendimento psicológico que funcionam nas instituições de ensino superior, nos cursos de psicologia, destinados ao atendimento à saúde pública. São serviços de atendimentos feitos por estudantes/estagiários de psicologia no quarto ou quinto ano de curso, todos esses alunos são supervisionados/orientados por um professor/psicólogo do curso de Psicologia, a clinica psicológica nas universidades tem algumas funções importantes, são elas: um espaço de alivio do sofrimento psicológico; uma oportunidade para o mundo profissional dos estagiários, que estão tendo à oportunidade de vivenciar a atitude clinica de forma mais direta desenvolvendo a parte técnica de sua formação clínica, aplicando também os conhecimentos teóricos adquiridos nos anos anteriores. Além de favorecer a população oferecendo atendimento qualificado a uma grande maioria da comunidade que não possui recursos suficientes para a busca de atendimento em outro local. Por meio da vivência na clínica-escola que o psicólogo formula suas bases de conhecimentos e experiências relativas ao efetivo atendimento psicoterapêutico de pessoas com dificuldades psicológicas. De outra forma, o paciente que busca atendimento, em uma clínica-escola, poderá desenvolver e melhorar sua capacidade afetiva e social e, com isso alcançar mais qualidade intra e intersubjetiva no meio cultural e social no qual está inserido.
- Justificativa
Além de descrever outras atividades assistenciais e administrativas que foram desenvolvidas, pretende-se no relatório de estágio apresentar as questões relevantes acerca do dia-a-dia em observações e triagens nos atendimentos psicoterápicos, bem como sugestões e reflexões sobre alguns temas e situações vivenciadas, abordando as questões mais significativas que foram observadas ao longo do período de estágio.
- Objetivos Gerais
Tem o objetivo de proporcionar que os alunos possam ver na prática, o conteúdo assimilado em sala de aula, unindo conhecimento prático e teórico, possibilitando o exercício de uma escuta e intervenção clínica a partir da compreensão da relação entre terapeuta e cliente.
...