História Da Psicologia Moderna - Cap 2
Trabalho Universitário: História Da Psicologia Moderna - Cap 2. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: raissagabriella • 5/10/2014 • 1.224 Palavras (5 Páginas) • 1.171 Visualizações
Respostas dos Temas de Discussão:
1- A doutrina mecanicista se desenvolveu no século XVII, quando várias máquinas foram desenvolvidas, facilitando várias atividades do cotidiano, substituindo atividades antes feitas apenas manualmente. Esse espírito enxergava o universo como uma grande máquina, e esses processos naturais eram determinados e explicados pelas leis da física e química. Logo esse conceito foi aplicado também aos seres humanos, que como as máquinas, poderiam ter seu comportamento previsto e explicado pelas mesmas leis que explicariam todo o funcionamento do universo. O relógio, dentre todas, foi a criação mais marcante, capaz de tornar o tempo, tido como algo tão complexo, em algo preciso e previsível. E todas essas criação de davam pela junção de peças e conhecimentos fiscos e químicos. Esse contexto fez surgir a ideia de que o universo nada mais era do que um grande relógio, com a mesma harmonia e regularidade. Mais tarde surge também a ideia de que o homem funcionaria também como uma máquina, a mais perfeita máquina, criada por Deus, e que poderia ter seus mecanismos explicados, como as máquinas, pelas leis físicas e químicas.
2- A comparação do relógio com o universo, assim como do robô com o homem, abrange a ideia do determinismo, que é a crença de que qualquer ação é determinada pelos eventos passados, o que infere a possibilidade de se prever as mudanças que ocorreram na operação do relógio, ou no funcionamento do robô, assim como no universo, ou no homem, com base na sequência e regularidade do funcionamento de cada peça. Essa ideia levou ao reducionismo, que é a crença de que para compreender o funcionamento das máquinas(relógio, robô, universo, homem) bastava reduzi-las aos seus componentes básicos.
3- Em virtudes da regularidade, previsibilidade e exatidão dos relógios os cientista e filósofos começaram a enxergar - lós como modelos para o universo físico. Talvez o próprio universo fosse um imenso relógio fabricado e colocado em operação pelo criador.
4- A criação do Babbage foi extremamente importante pois a calculadora representava a criação de uma inteligência artificial, ou seja, o que foi criado na verdade foi um mecanismo que simulava a mente humana. Ada foi importante pois foi responsável por publicar uma clara explicação do funcionamento da máquina calculadora e também sobre as possíveis aplicações e implicações filosóficas.
5- A diferença está no fato de que, anteriormente, apenas se pensava na mente como predominante sobre o corpo, sendo a relação corpo e mente essencialmente unilateral. Descartes propôs que essa relação seria, na verdade, mútua, onde a mente influenciava o corpo, assim como corpo influenciava a mente. Ele explicava, porém, que a mente tinha, no corpo, apenas a função de pensar, diferentemente da crença de que a mente seria responsável pelo pensamento e pela razão, mas também pela produção, percepção e pelo movimento. Descartes teorizava que a mente era imaterial e se relacionava com o corpo por meio do cérebro. Diante disso foi necessário localizar um ponto centra no cérebro onde isso ocorreria, foi então que ele concluiu que essa interação ocorreria no conarium, ou na pineal. Nesse ponto a interação mente e corpo ocorria, as sensações eram processadas e surgiriam os movimentos.
6- Para Descartes ideias inatas eram aquelas que surgiam na mente independente de experiências sensoriais ou dos estímulos externos. Já as ideias derivadas, essas sim, vinham à mente por meio de estímulos externos, produto das experiências dos sentidos.
7- O positivismo é a doutrina que reconhecia apenas os fenômenos e fatos naturais observáveis de forma objetiva. O materialismo é a doutrina que considera os fatos universais como suficientemente explicáveis em termos físicos, por meio da existência e propriedade da matéria e da energia. Empirismo é a doutrina que defende a ideia de somente as experiências são capazes de gerar ideias e conhecimento. Todas contribuíram para a cientificação do pensamento e do estudo humano, visando a obtenção de resultados claros e objetivos.
8- Para Locke a experiência era o único meio possível de se adquirir conhecimento, para ele, ao nascer, nossa mente é como uma tabula rasa, e ao longo de nossa existência, por meio unicamente dos nossos sentidos, capturamos informações do ambiente, as sensações, e por meio da reflexão que fazemos a cerca dessas sensações conhecemos e compreendemos o mundo ao nosso redor. Aquilo que vem a nossa mente de maneira passiva, por meio de reflexão ou sensação, Locke denominava ideias simples. Aquilo que é criado pela mente por meio de reflexão, associando ideias simples, formando ideias compostas, são as chamadas ideias complexas.
9- Essa
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