História da Psicologia Moderna
Por: lopeixoto • 27/4/2015 • Dissertação • 649 Palavras (3 Páginas) • 1.100 Visualizações
História da Psicologia Moderna
Por que estudar a história da Psicologia?
Conhecer a história da psicologia nos permitimos aprender as descobertas e erros passados, assim criando uma visão mais centrada no futuro e em nossas descobertas sem correr o risco de cometer os mesmos erros.
(...) “Somente a exploração das origens da psicologia e o estudo do seu desenvolvimento é que proporcionam uma visão clara da natureza da psicologia atual”(...)
A história da psicologia é um campo de estudo assim como a psicofarmacologia ou o desenvolvimento da adolescência.
Em 1965, foi lançado o Journal of the History of the Behavioral Sciences (periódico multidisciplinar, tendo como editor um psicólogo). No mesmo ano foi estabelecido o Arquivo de História da Psicologia Americana (Na Universidade de Akron, Ohio, como o objetivo de coletar e preservar materiais de pesquisa, com mais de 25 mil livros, 15 mil fotos, cerca de 6 mil filmes entre outros).
Em 1968 fundou-se a Sociedade Internacional para a História das Ciências do Comportamento Social , ao mesmo tempo pós-graduação sobre o assunto já era oferecidos em várias faculdades como York University, dessa forma o número de publicações, encontros de arquivos de consulta, dão mais credibilidade ao estudo da história da psicologia.
Em 1985, o projeto de história oral da APA começou a gravar entrevistas com ex-presidentes e diretores executivos para preservar suas memórias sobre o desenvolvimento da psicologia. Em 1998 começou um período trienal chamado de Divisão da História da Psicologia, com o objetivo de estudar a relação entre história e psicologia.
O Desenvolvimento da psicologia Moderna
A Psicologia é uma das disciplinas mais antigas, assim como uma das mais novas, determinada por dois períodos distintos de cerca de 2 mil anos de diferença.
Podemos começar por Platão, Aristóteles e outros filósofos (V a.C),que já trabalhavam com questões de interesse da psicologia atual como o aprendizado, a memória, motivação, percepção e comportamento anormal, ou estudar a psicologia como uma área mais nova de estudo há 200 anos atrás, quando a psicologia moderna surgiu formalizando seu estudo com uma identidade mais própria.
A diferenciação entre essas duas fases do estudo da psicologia se ocorre não pelas perguntas abordadas, mas pelo método adquirido para achar as respostas .
Até o fim do século XIX os filósofos especulavam a natureza humana, generalizando-a, a partir de experiências pessoais, a transformação importante ocorreu quando esses mesmos profissionais começaram a usar métodos para explorar essas questões.
Os métodos das ciências físicas e biológicas aplicados ao estudo dos fenômenos metais tanto de pensamentos filosóficos quanto das pesquisas fisiológicas entre os séculos XVII e XIX, foram o passo inicial para a psicologia moderna.
Dados Históricos: a Reconstrução do Passado da Psicologia
...