Idoso Na Sociedade
Casos: Idoso Na Sociedade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jehemily • 13/11/2013 • 625 Palavras (3 Páginas) • 811 Visualizações
O Idoso e Sociedade
- Contato Social
Os relacionamentos sociais são de extrema importância em todas as etapas da vida e na velhice não seria diferente. Há quem diga que os relacionamentos da terceira idade são mais verdadeiros ainda, pois estes se contentam com um grupo seleto de poucos e bons amigos.
Segundo a teoria do comboio social, as reduções ou as mudanças no contato social na velhice na terceira idade não comprometem o bem-estar porque um círculo interno estável de apoio emocional é mantido. Segundo a teoria da seletividade socioemocional, pessoas mais velhas preferem passar seu tempo com pessoas que aumentam seu bem-estar emocional.
- Relacionamento e Saúde
De acordo com os estudos, se para o homem ser casado beneficia a sua saúde, para a mulher a saúde está ligada a qualidade do casamento, ou seja, como a mulher retrai muitos conflitos para si, a tendência é que com o passar dos anos esse acumulo de episódios seja prejudicial a sua saúde.
- Casamento de Longa Duração
Muitos casais que continuam juntos na terceira idade, afirmam que se sentem mais felizes no casamento agora do que mais jovens e importantes benefícios do casamento, que podem ajudar casais mais velhos a enfrentar os altos e baixos da terceira idade, incluem intimidade, compartilhamento e o senso de pertencimento um ao outro.
O casamento na terceira idade pode ser seriamente posto à prova com o avanço da idade e com as enfermidades físicas. Cônjuges que precisam cuidar de parceiros incapacitados podem sentir-se isolados, zangados e frustrados, especialmente quando eles também têm má saúde. Esses casais podem ser apanhados em um ciclo vicioso: a doença pressiona o casamento, e essa pressão pode agravar a doença”. Estudos comprovam que cônjuges cuidadores que, em primeiro lugar, são otimistas e bem-adaptados, e que mantêm contato com amigos, geralmente enfrentam melhor a situação.
- Divórcio e Segundo Casamento
O divórcio é relativamente incomum entre pessoas mais velhas, e poucos adultos mais velhos divorciados não voltam a se casar. O divórcio pode ser especialmente difícil para pessoas mais velhas. Os segundos casamentos podem ser mais tranqüilos na terceira idade.
Vida de Solteiro
Pessoas mais velhas que nunca se casaram a preferir uma vida de solteiro e menos propensas a se sentirem solitárias. As mulheres que permaneceram solteiras sentem-se realmente solitárias caso percam sua saúde, pois ela perde seu senso de autoconfiança e pode forçá-las a depender de parentes com os quais prefeririam não conviver.
Mulheres nunca casadas e sem filhos em um estudo classificaram três tipos de papéis ou relacionamentos como importantes: laços com parentes de sangue, como irmão e tias; laços de substituição aos pais com pessoas mais jovens; amizades da mesma geração e do mesmo sexo.
Relacionamento com filhos Adultos – Ou ausência
Adultos mais velhos tendem a se deprimir se necessitam de ajuda dos filhos, e nessa sociedade que ambas as gerações valorizam sua independência, isso pode ser ruim, já que os pais não desejam ser um fardo para os filhos nem exaurir os recursos deles
...