Jean Piajet
Casos: Jean Piajet. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: VitoriaOrgal • 11/4/2013 • 309 Palavras (2 Páginas) • 671 Visualizações
Desenvolvimento do texto
Jean Piaget foi um dos pioneiros em estudos experimentais sobre a mente humana. Iniciou em 1919 seus estudos sobre o desenvolvimento das habilidades cognitivas, onde enxergou esse desenvolvimento cognitivo de uma criança como sendo evolução gradativa. “Foi possível perceber que o ser humano está constantemente interagindo com o meio ambiente, resultando uma mudança contínua.” (ATPS – Psicologia – Anhanguera, 2012 – 2ª Etapa).
Com todos seus estudos, Piaget pode afirmar que a aprendizagem é a assimilação de dados novos aos esquemas mental anteriores, ou seja, a reorganização dos dados já obtidos com os novos dados.
O objetivo da teoria piagetiana é a noção de atividades, pois é interagindo com o ambiente que o individuo dele recebe influência e sobre ele a atua, vivenciando o processo de adaptação.
Lev Vygotsky, vem com sua teoria afirmando que o individuo não aprende apenas com o meio em que vive, mas também com relações entre individuo e individuo, troca de informações. Para Vygotsky, “o enfoque no desenvolvimento da criança se da como resultado de um processo sócio-histórico e cultural.” (ATPS – Psicologia – Anhanguera, 2012 – 1ª Etapa). O processo de formação de pensamento é despertado e acentuado pela vida social e pela constante comunicação que se estabelece entre crianças e adultos.
O que nos torna humano é a capacidade de utilizar instrumentos simbólicos para completar nossa atividade, que tem bases biológicas. Exemplo: Quando acriança pega um cabo de vassoura e transforma em cavalo, é utilizar uma ferramenta para algo imaginário. (Ver anexo 1).
Vygotsky afirma ainda, que a aprendizagem interage com o desenvolvimento, produzindo abertura nas zonas de desenvolvimento ( distância entre aquilo que a criança faz sozinha e o que ela é capaz de fazer com a intervenção de um adulto), ao aproximar dessa zona, o educador pode orientar o aprendizado, sendo assim o mediador entre o conhecimento dito e o novo aprendizado.
...