Kurt Lewin
Trabalho Escolar: Kurt Lewin. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: amandasantos • 6/3/2013 • 255 Palavras (2 Páginas) • 989 Visualizações
Síntese sobre: “A contribuição do Behaviorismo para o ensino e a educação”
O termo behaviorismo foi criado pelo americano John b.Watson, em um artigo em 1913 que apresentava o titulo “Psicologia como os behavioristas a veem” pode utilizar outros nomes como comportamentismo, teoria comportamental ou análise experimental do comportamento. Watson acreditava que o comportamento era o objeto da psicologia. O Behaviorismo estuda o comportamento na relação com o ambiente eles acreditam que quase todos os comportamentos característicos do ser humano são apreendidos. Eles atribuem um poder ao ambiente no desenvolvimento humano, considerando-se que o homem é um ser que desenvolve suas características em funções das condições presentes no meio em que está inserido, acreditando-se que manipulando os elementos presentes no ambiente (estímulos) pode-se controlar o comportamento, por tanto o homem é o produto do meio.
De acordo com Skinner a aprendizagem é a aquisição de novos comportamentos, ocorre que aprendizagem é considerada como uma forma de condicionamento, resultado de associação de estimulo e resposta que podem ser reforçadas ou extintas a fim de obter comportamentos desejados oferecendo estímulos reforçadores sobre os alunos que recebem passivamente o conhecimento do professor.
No behaviorismo, os comportamentos são alcançados pelo reforço através de um estimulo do comportamento desejado, neste caso no ensino o papel do professor é criar ou modificar comportamentos para que o aluno faça o desejado. Os princípios behavioristas principalmente as teorias de Skinner podem ser associadas às técnicas de ensino que permitem concretiza-los na sala um exemplo temos as atividades repetitivas e que exigem memorização de conteúdo .
...