LATERALIZAÇÃO
Seminário: LATERALIZAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dani_maciiel • 31/10/2014 • Seminário • 275 Palavras (2 Páginas) • 300 Visualizações
Lateralização é a ideia de que as duas metades do córtex cerebral do cérebro - esquerda e direita - executam diferentes funções. A teoria lateralização - desenvolvido pela Nobel vencedores Roger Sperry e Robert Ornstein - nos ajuda a entender o nosso comportamento, a nossa personalidade, a nossa criatividade e a nossa capacidade de usar o próprio modo de pensar ao realizar tarefas específicas. É por volta dos seis aos oito anos de idade que a lateralidade se manifesta. Não se sabe ainda ao certo o que provoca esse fenômeno, mas alguns pesquisadores creem ser ela de natureza genética.
O hemisfério esquerdo é especializado no pensamento analítico, como lógica, raciocínio e racionalidade. Já o hemisfério direito é especializado nos aspectos mais "suaves" da vida. Isso inclui a intuição, sentimentos e sensibilidade, emoções, humor, percepção, entre outros.
Os transtornos da lateralidade são causa de alterações na estruturação espacial e, consequentemente, na leitura/escrita. É exemplo disso à lateralidade contrariada, a lateralidade cruzada e o ambidestríssimo.
A Lateralidade contrariada representa aquele que tem o seu lado esquerdo dominante, mas que por influências sociais passa a escrever com uma falsa dominância destra. Escrever com a mão esquerda em si não é um transtorno, mas impor à criança a lateralidade não dominante para ela resulta em transtornos.
Ambidestrismo é quando a criança utiliza indistintamente os dois lados de seu corpo para realizar coisas; também origina sérios transtornos à criança, especialmente em relação à aprendizagem.
A lateralidade cruzada é quando se apresenta a mão esquerda predominante, ao mesmo tempo em que a perna direita é a que se destaca; ou no caso de se ter o uso da mão direita e o olho canhoto.
Referências:
http://pt.trans4mind.com/jamesharveystout/brain-la.htm
http://www.bensaude.com.br/noticias/leitura/327/-Lateralidade-e No%C3%A7%C3%A3o-Espacial
...