LIDERANÇA
Tese: LIDERANÇA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ClaudionorClima • 25/9/2013 • Tese • 2.156 Palavras (9 Páginas) • 313 Visualizações
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como assunto Liderança, proposto pelo docente responsável pela disciplina de fundamento da administração, do Curso de Ciências Contábeis, da Faculdade Athenas Maranhense (FAMA).
Com o objetivo de ter uma visão holística, necessária para a formação de futuros Contadores, os envolvidos na elaboração deste trabalho colocaram como ponto fundamental o entendimento do conceito por meio de capítulos e títulos que possibilitem aos estudantes e interessados neste assunto criarem um senso crítico, assimilando o conteúdo, e utilizarem o material para consulta e aplicação em casos práticos do cotidiano.
Iniciamos este estudo abordando os conceitos de liderança e no que diz respeito aos traços de liderar, os possíveis tipos e outros conceitos que seguem em paralelo com os temas.
Neste início o intuito é esclarecer que os assuntos não são algo contemporâneo, mas incorporado e discutido nas diversas sociedades e civilizações durante a história humana.
Com os conceitos apresentados, será possível pensar nas consequências geradas pelas diversas formas de liderança e seus impactos dentro da sociedade.
LIDERANÇA
Definições
Liderança é o processo de influenciar pessoas no sentido de que ajam a favor dos objetivos da instituição. Os líderes criam condições para as pessoas exercerem todo o seu potencial, propiciando-lhes a autoconfiança e estimulando-as a perseguirem um ideal.
Os líderes desenvolvem entusiasmo, autoestima e ideais entre os liderados. Para ser líder não é necessário nascer líder as habilidades de liderança podem ser aprendidos através de ensinamentos, experiências, desenvolvimento da intuição, da persistência e da capacidade de aprender com acertos e erros.
O líder precisa de obediência, confiança, respeito e cooperação leal.
Habilidades de liderar
A liderança vem sempre associada á ideia de grandes personalidades da história, e que ela possui uma dimensão mágica.
Os líderes na verdade, são pessoas comuns que são capazes de transmitir grande poder aos liderados. Os líderes criam condições para as pessoas exercerem todo o seu potencial, propiciando-lhes a autoconfiança e emulando-as a perseguirem um ideal.
Em suma, os líderes desenvolvem entusiasmo, autoestima e ideais entre os liderados. Estudos recentes têm demonstrado que, ser líder, é muito menos uma consequência de qualidades inatas e mágicas, e muito mais um produto de persistência e constância no aprendizado de habilidades interpessoais e compreensão do contexto em que está inserido.
As habilidades de liderança podem ser aprendidas através de ensinamentos, experiências, desenvolvimento da intuição, da persistência e da capacidade de aprender com ensaios e erros.
Tipos de liderança
Liderança Pessoal: Esse tipo de liderança é exercido frente a pequenos grupos, é uma liderança direta, ou seja, cara a cara, olho no olho. Permite o contato bem próximo entre as pessoas envolvidas.
É a habilidade de liderar a si mesmo, de ser o líder de sua própria vida. A maioria das pessoas deixa que a vida passe e apenas sofrem as consequências. Líderes pessoais determinam a vida que desejam, e então, através de planejamento e ações fazem as coisas acontecerem. Liderança Pessoal também significa tornar-se uma Pessoa Total – crescer e se desenvolver em todas as áreas da vida.
Liderança de Organização: Liderança realizada através de uma cúpula ou conselho, que determina as ações que deverão ser implementadas em uma ou mais empresas do grupo. É um tipo de liderança onde os líderes que fazem parte do conselho, não tem atuação direta sobre os funcionários no local de trabalho, sendo esta função exercida por gerentes ou supervisores que por sua vez são os líderes dos demais funcionários.
TEORIA DOS TRAÇOS
Desde 1930, pesquisadores procuravam traços Sociais, físicos,
intelectuais ou de personalidade para descrever os líderes a fim de diferenciá-
los dos outros, sendo estas, baseadas em suas características e qualidades
pessoais. Acreditava-se, portanto, que os líderes tinham algumas
características e qualidades pessoais que os diferenciavam das outras
pessoas, tais como: Inteligência, linguagem fluente, domínio, carisma,
capacidade de convencer, boa comunicação, etc. Acreditava-se também que
as pessoas já nasciam com tais características e estas serviam como base
para identificar pessoas com potencial para se tornarem líderes.
Várias pesquisas foram feitas a fim de identificar os traços de
personalidade que pudessem definir os líderes e diferenciá-Ios dos demais,
porém, apesar das várias pesquisas a cerca do assunto, nunca se chegou à
uma conclusão quanto às características do líder. Por exemplo, uma pesquisa
feita na década de 60 identificou cerca de 80 traços de liderança, portanto,
essa teoria não foi muito bem aceita pela comunidade acadêmica e científica,
justamente por não fornecer uma informação mais precisa.
No entanto, há de se concordar que pessoas que tem como
característica: Inteligência, boa comunicação, são extrovertidas, tem
carisma (são queridas por todos), tem poder de persuasão, passam mais
confiança e tendem a se destacar perante um determinado grupo de pessoas.
TEORIA COMPORTAMENTAL
Diante do fracasso da Teoria dos traços na tentativa de identificar
traços de personalidade que pudessem definir e identificar possíveis líderes,
passou-se a analisar o comportamento de determinados
...