Liderança
Artigo: Liderança. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Mateusdambros • 11/11/2014 • Artigo • 881 Palavras (4 Páginas) • 197 Visualizações
Liderança: confira cinco lições aprendidas com o técnico da Holanda
Louis van Gaal arriscou ao tirar o goleiro titular em momento decisivo e teve sucesso; entenda o que isso pode ensinar sobre administração de pessoal
Você está prestes a participar como protagonista de um momento decisivo para sua equipe e, de repente, é tirado de cena sem maiores explicações pelo seu chefe. No último sábado, a decisão de Louis van Gaal, ténico da Holanda, de sacar o goleiro titular Cilessen em troca de Krul, terceira opção para a vaga, pouco antes dos pênaltis na partida contra a Costa Rica pelas quartas de final da Copa do Mundo gerou controvérsia.
Mesmo tendo defendido apenas duas de 20 cobranças nas últimas quatro temporadas, Krul foi o preferido do técnico supostamente em função da altura, 1,93 cm – 6 cm mais alto que o titular.
A decisão arriscada, no fim, se mostrou acertada: Krul defendeu duas cobranças e classificou o time laranja às semifinais da competição. De quebra, consagrou o estrategista Van Gaal.
– Não dissemos nada ao Cillessen porque não queríamos prejudicar a sua preparação e a sua concentração. Não há nenhuma dúvida sobre quem será o titular na próxima partida, ou seja, novamente o Cillessen. Mas nesta situação simplesmente considerávamos o Krul uma melhor opção e ele acabou nos dando razão. Ele acertou o lado em todas as cobranças – comentou o técnico após a partida.
Mas e no dia a dia corporativo, que lições podem ser tiradas desse episódio? Qual o risco de manter decisões estratégicas da equipe em segredo? José Roberto Marques, especialista no coach de líderes e presidente do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) aponta cinco dicas aos líderes:
1 - Ousadia é fundamental
– Quando você ousa fazer diferente, você pode errar, mas você pode acertar também. Essa vai ser a sua diferença no mundo.
Se o líder está insatisfeito com o resultado da equipe é sinal que as atuais estratégias devem ser modificadas. Pelo visto na Copa, uma das características do técnico da Holanda é uso de métodos ousados para diferenciar o seu trabalho. Medidas fora do senso comum vão causar estranheza em qualquer ambiente, mas se o resultado acumulado ao longo do tempo for mais positivo do que negativo, o retorno virá em forma de respeito.
2 - Conheça as capacidades da sua equipe
Apesar do histórico nem tão favorável do goleiro reserva, o técnico holandês identificou uma vantagem competitiva do jogador em relação ao titular e fez uso dessa característica no momento decisivo. No dia a dia da empresa, por exemplo, um funcionário pode ser o melhor elaborando uma estratégia, mas não ser o mais capacitado na hora de comunicar suas ideias. Sabendo disso, um gestor pode aproveitar o melhor de cada liderado e assim ter um resultado compensador para todos.
Realizar feedbacks frequentes vão ajudar a conhecer melhor cada funcionário, e, por consequência, entender o que se passa no local de trabalho.
– Uma equipe é um único corpo, um organismo vivo e sistêmico. Um bom líder deve ter conhecimento do todo. Quando mais ele souber, mais ele vai ser acertivo nas suas decisões – avalia Louis van Gaal.
3 - Compartilhe decisões e objetivos
Se um líder não é respeitado em seu meio, medidas
...