Lideranças
Por: TainaParanhos • 2/6/2015 • Trabalho acadêmico • 2.492 Palavras (10 Páginas) • 146 Visualizações
FACULDADE RUY BARBOSA
TEORIA TRANSFORMACIONAL
ANÁLISE DO FILME “INVICTUS”
SALVADOR
2015
FACULDADE RUY BARBOSA
Cláudio Venâncio
Iana Moreira
José Cândido
Manuela Teixeira
Marcelo Machado
Tainá Paranhos
TEORIA TRANSFORMACIONAL
ANÁLISE DO FILME “INVICTUS”
Este trabalho visa estabelecer a relação entre a teoria transformacional (tipo de liderança) e o filme “INVICTUS” o presente trabalho faz referência à disciplina de carreiras e liderança.
Orientadora: Prof.ª Isamara de Jesus.
SALVADOR
2015
TEXTO RESUMO
É fato que a humanidade desde tempos remotos vem tentando compreender a liderança, isso remota desde 2.300 a.C.
No caso deste trabalho, iremos abordar a Liderança Transformacional, que é um estágio do conceito de liderança, já que tal tema tem grandes e diversos aspectos.
Podemos determinar de acordo com estudiosos, de que esta forma de liderar é baseada no aspecto relacional e interpessoal de seus líderes e seguidores, buscando as mudanças necessárias à cultura, para tal é preciso buscar o ponto de equilíbrio da compreensão emocional conceitual, para que seja possível identificar estas características interpessoais presente no liderado e no líder, criando um vínculo de motivação e influencia entre os envolvidos. Este tipo de liderança ocorre quando os seguidores são inspirados pelo seu líder compartilhando com eles a sua visão e promovendo recursos para o desenvolvimento de potenciais das pessoas, fortalecendo o otimismo.
Aqui, um líder deve estar atento as necessidades e preocupações de seus liderados modificando como estes veem as coisas dando a eles uma oportunidade realizar novas formar de atuar sobre velhos problemas, promovendo entre os seguidores a empolgação e os incitando a darem o máximo de si mesmo nos objetivos do grupo. Para isso é preciso haver um equilíbrio envolvendo.
Esta liderança Transformacional tem como característica a sensibilidade das próprias necessidades, assim como os desejos e anseios dos demais, aqui, busca-se uma maneira de liderar sem deixar de lado as mudanças à cultura organizacional. Tendo como fundação quatro caraterísticas que são:
- Motivação Inspiradora:
Comunica expectativas, utiliza símbolos para concentrar os esforços, expressa propósitos. importantes de forma simples.
- Influência Idealizadora
Fornece visão e sentido de missão, gera respeito orgulho e confiança.
- Considerações Individualizadas
Dirige atenção pessoal, trata cada empregado individualmente, treina, aconselha.
- Estímulo Intelectual
Promove inteligência e racionalidade.
Sobre a Influência Idealizadora, Avolio, Waldman e Yammarino (1991 apud BASS; ALOLIO, 1994) descreve que ao fazer uso desta característica, é compartilhado pelo líder a missão e visão da organização e ao fazer isso ele incita o orgulho, confiança e respeito de seus liderados. É comum o uso de símbolos para ajudar a concentrar esforços, busca incentivar a criatividade e a racionalidade, trata cada um de seus seguidores individualmente, buscando entender e aconselhando seu seguidor em particular, isso ajuda a resplandecer o carisma de seu líder e espelhar tal influência entre os seus liderados.
A Motivação Inspiradora, abrange a construção de relacionamento, que para se buscar o vínculo cultural, usa-se o meio da comunicação interativa, proporcionando a troca importante de valores para ambos. O líder busca motivar o liderado demonstrando expectativas com o comprometimento inspirando os seus seguidores para que seja alcançado objetivos futuros.
Quando o líder estimula os seus liderados a inovarem e a buscarem na criatividade a reestruturação de velhos problemas, buscando ver as situações antigas com novos olhos, nesta característica denominada de Estímulo Intelectual, ao ser percebido erros por parte do seguidor, o mesmo não é divulgado perante os demais e a criatividade não somente é aconselhada como totalmente encorajada.
A última característica desta forma de liderar é a Consideração Individualizada, na qual o líder se coloca como um mentor buscando reconhecer e aceitando as necessidades individuais dos seguidores, promovendo um ambiente na qual todos os participantes deste venham gozar da oportunidade de desenvolver e conseguir identificar a individualidade de cada um.
METODOLOGIA APLICADA
Em observância a seus objetivos, essa pesquisa é caracterizada por se um estudo qualitativo, descritivo, bibliográfico e trabalhado em cima de um estudo observacional . A pesquisa qualitativa tem um caráter exploratório, ou seja, busca estimular a pessoa a pensar livremente sobre algum tema, objeto ou conceito. Aponta aspectos subjetivos e alcançam motivações não explícitas, ou mesmo conscientes, de uma forma mais espontânea. É usada quando se busca percepções e entendimento sobre a natureza geral de uma questão, abrindo lacunas disponíveis para a interpretação. Em pesquisas qualitativas não se procura em enumerar ou medir eventos e, geralmente, não se emprega instrumental estatístico para análise de dados.
Já estudo descritivo é aquele cujo “objetivo primordial é a descrição das características de determinada população ou fenômeno” (GIL, 2007, p. 42), o que é presente no dado trabalho aqui feito ao buscar uma analise das características do líder transformacional. Para dar fundamento a essas analises, foi feita uma revisão bibliográfica com o intuito de se obter os principais conceitos referentes a liderança transformacional. Esta etapa, que na pesquisa é considerado como procedimento imprescindível.
...