Limdpd Quero Passar De Amp
Dissertações: Limdpd Quero Passar De Amp. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kamis8 • 5/12/2014 • 2.253 Palavras (10 Páginas) • 541 Visualizações
Questões de vestibular na net
terça-feira, 23 de julho de 2013
Arranjos simples e com repetição - exemplos e questões
Artigo sobre arranjo simples e com elementos repetidos com exemplos e questões de vestibulares para um melhor aprendizado.
Arranjo simples
Arranjo simples de n elementos tomados r a r, onde n>=1 e r é um número natural, é qualquer ordenação de r elementos dentre os nelementos, em que cada maneira de tomar os elementos se diferenciam pela ordem e natureza dos elementos.
Por exemplo, os agrupamentos de dois formados pelos elementos do conjunto A = {1, 2, 3} são: (1,2), (1,3), (2,1), (2,3), (3,1), (3,2).
Diferentes pela natureza: (1,2) e (2,3)
Pela ordem dos elementos: (1,3) e (3,1), (1,2) e (2,1)
Nesse caso, o número de arranjos é indicado por A3,2. Os arranjos podem ser calculados utilizando dois métodos, o princípio fundamental da contagem ou pela expressão:
A^n_r = \frac{n!}{\left(n-r\right)!}
Onde n\,\! é o total de elementos e r\,\! o número de elementos escolhidos.
Exemplos de arranjos simples:
Exemplo 1:
Para ocupar os cargos de presidente e vice-presidente da Câmara Federal, candidataram-se dez deputados federais. De quantas maneiras distintas a escolha poderá ser feita?
Temos dez candidatos para ocuparem duas vagas, dessa forma, temos o seguinte arranjo A10,2.
A escolha pode ser feita de 90 maneiras distintas.
Exemplo 2:
Numa corrida entre 10 competidores premia-se os dois primeiros com dois chocolates idênticos. Quais são as possibilidades de premiação?
Nesse caso, a ordem não é importante, então basta ver de quantos modos pode-se terminar a corrida. Neste caso, basta calcular:
arranjo4
Que é o número de maneiras de dois dos dez competidores ganhar a corrida.
Exemplo 3:
Quantas “palavras” (com sentido ou não) de 5 letras distintas podemos formar com as 20 primeiras letras do nosso alfabeto?
Não é necessário montar todas os arranjos possíveis para saber a sua quantidade, basta aplicar a fórmula:
A n , p = n!
(n – p)!
Sendo que o conjunto é formado por 20 elementos (n = 20) que serão unidos de 5 em 5 (p = 5). Substitua a fórmula.
Portanto, a quantidade de arranjos formados com as 20 primeiras letras do nosso alfabeto unidas de 5 em 5 é 1860480.
Arranjos com repetição (ou completo)
O arranjo com repetição é usado quando a ordem dos elementos importa e cada elemento pode ser contado mais de uma vez.
Se em um dado conjunto um elemento é repetido a vezes, outro elemento é repetido b vezes e assim sucessivamente, o número total de permutações que podemos obter é dada por:
Exemplos de arranjos com repetição:
Exemplo 1:
Quantos anagramas podemos obter a partir das letras da palavra PARAR?
Como a palavra PARAR possui 5 letras, mas duas delas são repetidas duas vezes cada, na solução do exemplo vamos calcular P5(2, 2):
Exemplo 2:
Num determinado país, as matrículas dos automóveis são formadas por 4 letras do alfabeto (de 26 letras). Quantas matrículas distintas são possíveis arranjar desta forma?
Observemos que é possível haver matrículas como: "AAAA" ou "YYWW". Mas devemos também ter em conta que as matrículas "ABCD" e "DCBA" são diferentes, apesar de constituídas pelos mesmos elementos. Temos assim de calcular os arranjos completos .
Para a primeira letra da matrícula temos 26 hipóteses; para a segunda letra,temos 26 hipóteses por cada uma das 26 primeiras; para a terceira letra, temos26 hipóteses por cada uma das 26 x 26 hipóteses anteriores; para a quarta letra, temos 26 hipóteses por cada uma das 26 x 26 x 26 hipóteses anteriores,o que perfaz o total de 26 x 26 x 26 x 26 = 264 hipóteses.
Assim, podemos concluir que . Ou, generalizando, .
Exemplo 3:
Quatro amigos dirigem-se a uma pastelaria para comprarem, cada um, um bolo. Nessa pastelaria existem sete bolos diferentes à escolha. De quantas maneiras diferentes pode ser feita a escolha dos bolos?
Cada amigo poderá escolher entre seis bolos, por isso, aplicaremos um arranjo com repetição de sete, quatro a quatro.
7A’4 = 74 = 2401
R.: A escolha dos bolos pode ser feita de 2401 maneiras diferentes
Diferença entre arranjos simples e arranjos com repetição (completos)
Arranjos Completos (A') - Há repetição, a Ordem conta
Arranjos Simples (A) - Não há repetição, a Ordem conta
Fontes: www.alunosonline.com.br
www.matematicadidatica.com.br
Questões resolvidas sobre arranjos simples e com repetição
1) Em uma urna de sorteio de prêmios existem dez bolas enumeradas de 0 a 9. Determine o número de possibilidades existentes num sorteio cujo prêmio é formado por uma sequência de 6 algarismos.
Solução:
2) Em uma empresa, quinze funcionários se candidataram para as vagas de diretor e vice-diretor financeiro. Eles serão escolhidos através
...