Linguagem Verbal E Técnicas Retóticas
Artigos Científicos: Linguagem Verbal E Técnicas Retóticas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rodccpg • 17/5/2014 • 800 Palavras (4 Páginas) • 475 Visualizações
INTRODUÇÃO
O que é Linguagem:
Linguagem é o sistema através do qual o homem comunica suas idéias e sentimentos, seja através da fala, da escrita ou de outros signos convencionais. Linguística é o nome da ciência que se dedica ao estudo da linguagem.
Na linguagem do cotidiano, o homem faz uso da linguagem verbal e não-verbal para se comunicar. A linguagem verbal integra a fala e a escrita (diálogo, informações no rádio, televisão ou imprensa, etc.). Todos os outros recursos de comunicação como imagens, desenhos, símbolos, músicas, gestos, tom de voz, etc., fazem parte da linguagem não-verbal.
Retórica é um conjunto de regras para bem dizer em público ou para falar enloquentemente. Uma exibição de meios oratórios, que presume de bem falante, falador
Desenvolvimento
O sucesso da comunicação verbal depende da clareza das mensagens passadas, e esta está ligada à compatibilidade do acervo vocabular e intelectual dos envolvidos na troca de informação. Para que haja êxito, seja ela escrita ou falada, o receptor da mensagem precisa compreender o que lê ou ouve e para isso é necessário que a mensagem esteja em um código comum ao emissor e ao receptor (mesmo idioma) e que ambos estejam no mesmo patamar de conhecimento. Quando qualquer uma dessas condições essenciais falha, há o que é chamado de "ruído na comunicação".
Apesar dos grandes avanços tecnológicos, a comunicação verbal ainda é a mais usada para passar informações, principalmente nas relações interpessoais. Em uma empresa, por exemplo, avisos são passados com linguagem escrita, o e-mail ainda é o recurso mais usado para troca de mensagens via web e em relações familiares o diálogo permanece eficaz. Embora a comunicação visual seja hoje o recurso mais usado na propaganda, esta ainda utiliza de recursos verbais em alguns meios de comunicação, como, principalmente, no rádio e na televisão, e, eventualmente, na internet.
A comunicação verbal escrita foi também o grande marco evolutivo na transmissão do conhecimento humano. Nas sociedades ágrafas o conhecimento era passado de forma oral, e isso impedia a evolução por conta da impossibilidade de acúmulo de conhecimento na memória humana, então suporte do saber. Com o desenvolvimento da escrita, o homem passou a contar com uma memória extracorpórea, que ultrapassou os limites espaço-temporais na passagem de conhecimento e viabilizou a evolução intelectual, pois, a partir de então, a memória humana passou a ser livre para buscar novos conhecimentos
A comunicação verbal se diferencia das demais formas de comunicação, que tendem a apenas enviar mensagens, ao possibilitar a troca de informações entre emissor e receptor. E sua característica imediatista a faz ser majoritariamente utilizada nas relações interpessoais. Ainda é a forma mais comum de comunicação, apesar de todos os novos recursos comunicacionais.
A RETÓRICA COMO A ARTE DA PERSUASÃO PELO DISCURSO
As reflexões contidas neste ensaio têm por objetivo demonstrar a relevância do estudo da
Retórica no processo de aquisição do conhecimento. A questão do estudo da retórica assume
relevância na economia a partir dos anos 1980’s com as publicações de “The rhetoric of economics”
de D. McCloskey, nos EUA, em 1983 e “A história do pensamento econômico como teoria e
retórica”, um ano depois, no Brasil, por Pérsio Arida.
Em ambos os trabalhos, as referências à retórica se fazem a partir das tradições
aristotélicas e dos desenvolvimentos de uma vertente contemporânea da teoria da argumentação que
tem na figura de Chaïm Perelman um de seus principais expoentes.
Assim
...