LinguagemvII
Trabalho Escolar: LinguagemvII. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Anzuk • 10/3/2015 • 404 Palavras (2 Páginas) • 299 Visualizações
LINGUAGEM: NATUREZA E AQUISIÇÃO
Linguagem - uso de um meio organizado de combinar palavras para fins de comunicação, onde há troca de pensamentos e sensações, e que nem sempre ocorre por meio da língua. A comunicação engloba outros aspectos. Gestos ou expressões faciais, representam um de tais meios não-verbais, que podem ser usados, por exemplo, para adornar ou para indicar. Um segundo aspecto inclui olhares. Olhares podem ter muitas finalidades. É fundamental sempre ter em mente que a sua principal finalidade é a de facilitar a nossa capacidade para elaborar uma representação mental de uma situação, que nos permite compreendê-la e realizar comunicações a respeito dela. Além de fundamento das relações sociais, a linguagem apresenta-se como fator primordial dos processos cognitivos. Através da linguagem e de suas diversas formas de comunicação verbais e extraverbais (olhares, gestos e movimentos), os sujeitos interagem uns com os outros e com o mundo que os rodeia. No entanto, por intermédio desses diferentes momentos interativos, além da possibilidade de comunicação, algo mais é produzido: o conhecimento. Desde o início de nossa vida, através das diversas interações (com a mãe, familiares e colegas), a criança se desenvolve, aprendendo sobre as coisas e o mundo em que vive. Essa forma de pensamento é marcada pelas experiências e vivências imediatas mediadas pela palavra e absorvidos nos conceitos cotidianos.
Aspectos fundamentais da linguagem
O primeiro é a compreensão receptiva e a decodificação dos elementos da língua. O segundo é a codificação expressiva e a elaboração dos produtos da língua. Decodificação refere-se à obtenção do significado com base em qualquer sistema de referência simbólico sendo usado. A codificação envolve a transformação de nossos pensamentos em uma forma que pode ser expressa como output linguístico.
Existem duas grandes vertentes na Psicologia que explicam a aquisição da linguagem: uma delas defende que a linguagem já nasce conosco e outra, que é aprendida no meio. Chomsky: o bebê nasce com todo o aparato. Nada é aprendido no
ambiente; é apenas disparado por ele. A criança apenas vai se moldando às
especificidades da sua língua. A proposta interacionista: Piaget: o mecanismo interacionista -- a linguagem faz parte de uma função mais ampla, que é a capacidade de representar a realidade através de significados que se distinguem de significantes.
Vygotsky: raízes genéticas do pensamento e da linguagem – linguagem é considerada como instrumento mais complexo para viabilizar a comunicação, a vida em sociedade. Sem linguagem, o ser humano não é social, nem histórico, nem cultural.
...