Livro Pinoquio
Trabalho Universitário: Livro Pinoquio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carolc • 28/4/2014 • 918 Palavras (4 Páginas) • 369 Visualizações
Introdução
Este trabalho tem referência ao livro de Rubem Alves, Pinóquio às avessas, dedicado aos pais e professores, retratando a estória de uma criança em desenvolvimento que se encontra na fase onde possui muitas curiosidades e questionamentos. Seu pai lhe dizia que ao entrar na escola ele teria respostas para todas as suas perguntas, mas ao ir para a escola ele descobriu uma realidade diferente, percebeu que as escolas existem para transformar crianças que brincam em adultos que trabalham e seguem regras.
Através desta estória mostraremos três tipos de abordagens escolares que explicam cada tipo de ensino que o indivíduo pode ter, são elas:
Abordagem tradicional
Um ensino onde o sistema é mais importante que qualquer outra coisa, as regras do mundo devem ser seguidas para um convívio com o outro. O professor segue o conteúdo programático em que o aprendizado é homogêneo e ligado a uma prática educativa, onde o professor ensina se importando mais com a quantidade de informações do que com a qualidade de ensino em que o aluno pode ou não aprender. Este tipo de escola só possibilita a criança chegar onde o adulto está não incentivando a sua busca por conhecimento que está fora do programa de ensino.
Abordagem comportamentalista
O empirismo é o ponto fundamental para esta abordagem, pois o conhecimento só acontece através da experiência e a experiência acontece de forma diferente em cada indivíduo que é influenciado pelo meio. O meio pode ser manipulado, ou seja, alterando os elementos ambientais criam-se contingências de reforço, sendo eles positivos ou negativos. Neste tipo de abordagem o professor tem como objetivo analisar os elementos ambientais em que o indivíduo vive e seus padrões de interação, desta forma ganhando controle sobre o seu comportamento, podendo colocá-lo em uma determinada direção em que a aprendizagem será garantida.
Abordagem humanista
O que acontece com o aluno é a parte mais importante do processo, suas experiências despertam interesses presentes no aqui e agora. O homem é o seu próprio arquiteto, portanto cada indivíduo percebe o mundo de forma diferente de acordo com o meio em que vive cuja sua noção de valores é baseada no seu próprio ser, sendo o indivíduo um ser em constante evolução. A interação com o outro é o grande disparador da aprendizagem, levando a uma facilitação do conhecimento, porém o individuo irá aprender aquilo que lhe interesse. O professor cria condições para que surja o interessa no ambiente levando o aluno a fazer a sua própria pesquisa, não transmitindo o conhecimento, apenas auxiliando na aprendizagem já obtida.
Discussão de dados
Refletindo sobre a estória e as abordagens teóricas de aprendizagem, Rubem Alves em sua estória mostra que a criança tinha um desenvolvimento para uma abordagem humanista, como mostra no trecho a seguir:
“Aos 6 anos, ficou muito curioso com o relógio de sua mãe. A coceira chamada curiosidade começou a coçar os pensamentos de Felipe. E ele se perguntou: “O que faz os ponteiros andarem cada um com uma velocidade diferente?” Pois não resistiu: escondido, desmontou o relógio...”
Nesta aprendizagem podemos perceber que ele teria a capacidade para se desenvolver com liberdade e autonomia, mas as contingências do meio o levaram a uma forma diferente de ver o mundo ao entrar em uma escola de abordagem tradicional, como podemos verificar citando trechos da estória:
“A professora sorriu e disse: - Agora não é hora de pensar em pássaros. Os nomes dos pássaros não estão no programa de português. Na aula de português, temos de pensar e falar sobre aquilo que o programa manda.”
“- A escola não é para aprender aquilo que quer – disse a professora. – A escola é para você aprender
...