Mmotivação
Seminário: Mmotivação. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: rebecapereira • 9/10/2013 • Seminário • 371 Palavras (2 Páginas) • 232 Visualizações
MOTIVAÇÃO
A motivação pode ser descrita como o direcionamento e a persistência da ação. Esta ação evidencia comportamentos e atitudes positivas ou negativas em relação aos objetivos pretendidos.
Quatro características básicas servem de parâmetros para a definição de motivação.
A motivação é definida como um fenômeno individual: Cada pessoa é única e todas as teorias maiores assim o consideram.
A motivação é descrita, geralmente, como intencional: Considera-se que esteja sob o controle do trabalhador, e comportamentos que são influenciados pela motivação são vistos como escolhas de ação.
A motivação é multifacetada: Os fatores de maior importância são: o que mantem as pessoas ativas (estímulo) e a força de indivíduo para adotar o comportamento desejado (escolha comportamental).
O propósito das teorias de motivação é predizer comportamento: A motivação não é comportamento em si e não é desempenho; motivação se refere á ação de um indivíduo.
Motivação é alguma força direcionada dentro dos indivíduos, pela qual eles tentam alcançar uma meta, a fim de preencher uma necessidade ou expectativa.
A motivação intrínseca está relacionada a recompensas psicológicas, tais como a oportunidade de usar a habilidade de alguém, um sentido de desafio e realização, o recebimento de um reconhecimento positivo ou uma apreciação.
A motivação intrínseca está ligada a recompensas tangíveis ou materiais, por exemplo, salários, benefícios adicionais e seguros de vida, entre outros. Necessidades, valores, comportamentos e objetivos são quatro conceitos
6
intimamente associados que compõem o sistema da motivação humana, expresso em uma determinada situação, conforme mostra a figura.
Sistema de motivação humana.
Teorias Motivacionais
A hierarquia das necessidades
As necessidades dos seres humanos obedecem a uma hierarquia, ou seja, uma escala de valores a serem transpostos. Isso significa que no momento em que o individuo realiza uma necessidade surge outra em seu lugar, exigindo que as pessoas sempre busquem meios para satisfazê-la.
A hierarquia das necessidades mostra que somente quando o indivíduo consegue suprir uma necessidade de um nível inferior é que surgem outras necessidades de níveis superiores, como mostra a figura. Quando uma necessidade é suprida, ela deixa de atuar como força motivadora.
A necessidade é uma força dinâmica e persistente que provoca comportamento. Toda vez que surge uma necessidade, esta rompe o estado de equilíbrio do organismo, causado um estado de tensão, insatisfação, desconforto e desequilíbrio.
...