Neorociencia
Resenha: Neorociencia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: limapsico • 22/10/2014 • Resenha • 246 Palavras (1 Páginas) • 221 Visualizações
A especialidade dos neurônios é transformas estímulos em cargas elétricas transmitindo-as para outras células.
Alguns acontecimentos cotidianos ilustram como os neurônios transmitem estes impulsos elétricos e que o corpo responde como por exemplo quando batemos o braço em uma quina e sentimos como se fosse um choque . Podemos observar estas variações em um exame de eletroencefalograma por exemplo.
Essas vesículas se concentram no terminal do axônio e quando os impulsos nervosos elétricos chegam a esses terminais os neurotransmissores são liberados, como se fossem cuspidos na fenda sináptica.
Assim é que a membrana pré-sináptica libera os neurotransmissores para a para a fenda sináptica e, uma vez aí liberados, os neurotransmissores se difundem até a membrana pós-sináptica e ligam-se, reversivelmente, aos neuroreceptores, os quais promovem eventos elétricos.
Os neurônio são capazes de manter uma diferença potencial fora da célula e cargas positivas dentro da célula em um valor aproximado de 100 milivolts. Os neurônios dependem do constante bombeamento de íons, elementos químicos com cargas elétricas. Os dois principais são o Sódio (Na+) e o Potássio (k+).Concluímos com este trabalho a importância de conciliar os estudos bioquímicos, neurológicos e psicológicos. A maioria do ser humano não imagina como acontece o processo do “pensar”. O corpo somatiza todo tipo de estímulo recebido. Quando existe um desequilíbrio químico, o corpo entra em estado de alerta e provoca respostas no comportamento e por sua vez também na conduta de um indivíduo. A neurociência e o estudo da Psique humana devem estar intimamente ligadas.
...