Normas comuns de comportamento e tratamento
Seminário: Normas comuns de comportamento e tratamento. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: piriquita • 30/10/2013 • Seminário • 965 Palavras (4 Páginas) • 363 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
Avaliação a Distância
Unidade de aprendizagem: Normas Gerais de Circulação e Conduta
Curso:
Professor:
Nome do aluno:
Data:
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
1. Assista ao vídeo “Ônibus bate em carro e tira fina de pedestre” disponível no endereço: http://www.youtube.com/watch?v=bx7cnr2HkF8. Acesso em 23 jul. 2013.
Elabore um texto, de até 10 linhas, argumentando sobre o comportamento do pedestre com base nas determinações do art. 69 do CTB, principalmente no tocante ao uso da faixa de pedestres e ainda obedecendo à luz indicativa do farol, que lhe era favorável. Descreva qual variável não foi observada nesta situação. (3,0 pontos).
2. Leia o texto abaixo retirado do site da empresa "Quatro Rodas" que trata de um comentário sobre o licenciamento dos veículos automotores.
Neste texto há uma tabela que deve ser desconsiderada, pois leva a efeito somente as regras do Estado de São Paulo. Diante do conceito ali existente sobre o que é licenciamento anual e daquele estudado na unidade de aprendizagem, faça um comentário de no máximo 8 linhas comparando-os ou diferenciando-os. (2,0 pontos)
Autoserviço / Licenciamento de veículos
O licenciamento dos veículos automotores, que deve ser feito anualmente e autoriza o veículo a circular em território nacional, teoricamente serviria para atestar suas condições de segurança e conformidade quanto às normas de emissão de poluentes e ruído. Efetivamente não é exatamente isso o que acontece e a emissão do CRLV -- Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo -- por enquanto ainda não está vinculada a uma inspeção rigorosa do carro.
A taxa de licenciamento, teoricamente, serve para cobrir os custos da emissão da documentação do veículo.
Não há uma regra definida e cada Estado acaba estipulando o valor para os veículos registrados em seu território. Vale lembrar que o CLVR é um documento de porte obrigatório para o condutor do veículo, independente de ser ou não o proprietário. Além disso, para fazer o licenciamento, a lei exige o pagamento do IPVA e de todas as multas vinculadas ao veículo, independente do motorista responsável pelas infrações cometidas.
Quando fazer
Fique atento ao prazo anual, que varia de acordo com o final da placa. A tabela abaixo é válida para o Estado de São Paulo. Se o seu veículo é de outro estado, consulte o DETRAN local: consulte aqui a lista com relação de links e telefones de informações.
Documentos exigidos para o licenciamento
- Licenciamento do ano anterior
- Pagamento do seguro obrigatório do ano vigente
- Comprovante do pagamento do IPVA do exercício anterior e atual
- Comprovante do pagamento de multas, se houver
- Recolhimento da taxa de licenciamento.
Se o seu veículo está licenciado no Estado de São Paulo, consulte aqui os débitos pendentes para fazer o licenciamento. Para os demais Estados, consulte o DETRAN local (veja aqui a relação completa).
Licenciamento antecipado
A partir de 2001, o DETRAN / SP e a Secretaria da Fazenda passaram a oferecer a possibilidade de fazer o licenciamento antecipado do veículo, através do RENAVAM, independente do final da placa. Ele pode ser feito quando do pagamento à vista ou da terceira parcela do IPVA. Caso o contribuinte opte por essa alternativa, o novo documento do veículo será enviado, via Sedex, para o endereço do atual certificado (CRLV) -- por essa facilidade é cobrada uma taxa de R$ 6,67. Confira abaixo a relação dos bancos autorizados a receber o licenciamento antecipado.
Banespa | Bradesco/Bilbao Viscaya | CEF | Itaú | Nossa Caixa
...