O Acesso à Mídia
Por: Bezin22 • 27/4/2019 • Trabalho acadêmico • 1.761 Palavras (8 Páginas) • 106 Visualizações
INTRODUÇÃO
A infância é o período da vida que vai do nascimento até o início da adolescência. Biologicamente esse conceito sempre existiu, porém apenas a partir do século XVI que a infância é vista de outra forma, no sentido de uma categoria social diferente. Mas apenas no século XIX que começa a ter certa preocupação com as crianças. De acordo com Aries (1973), não existiam estágios na vida e se existiam não eram demarcados pela sociedade, ou seja, as crianças eram tratadas como adultos.
No século XVII surge a ideia de infância na ciência, como um ser frágil que precisa de cuidados para passar para a próxima fase da vida. Uma das primeiras formas de preocupação dos adultos para com as crianças, após o surgimento da infância foi com a educação, disciplina, que por sinal eram bem rígidas, além de se tornarem uma preocupação do estado.
Após a escola ser um fato na vida das crianças, o conceito de infância começou a ser alterado até se tornar o que é hoje. Na sociedade atual existe uma separação exata entre as fases da vida, diferentemente de quando não existia o conceito de infância, ou no seu início, a família era a principal instituição formadora de crianças, porém hoje com o avanço da tecnologia e da sociedade, as crianças são fortemente influenciadas pela escola, informações que chegam por meio da internet, além do fato de que os pais passam a maior parte do tempo fora de casa trabalhando.
A adolescência, assim como a infância surgiu mais ou menos na época da Revolução Industrial, passando a ser de interesse da ciência. Ao longo do século XX foi consolidada a ideia da adolescência como uma etapa da vida dotada de características próprias, retentora de um estatuto legal e social.
Essa fase da vida é vista hoje como um processo de amadurecimento, formação pessoal de personalidade, gostos. Apesar de ainda ser uma fase de conflitos internos e externos, com os pais e as pessoas mais velhas são muito comuns, já que o adolescente busca uma autonomia excessiva. Na maioria das vezes, os pais se sentem inseguros em liberar ou dar mais autonomia aos seus filhos. Na realidade, essa falta de equilíbrio e diálogo entre ambos é uma das principais causas do chamado conflito de gerações. Além de ser uma época em que os jovens se preocupam muito com os grupos sociais, querendo sempre estar inseridos.
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é o conjunto de normas do ordenamento jurídico brasileiro que tem como objetivo a proteção integral da criança e do adolescente, aplicando medidas e expedindo encaminhamentos para o juiz. É o marco legal e regulatório dos direitos humanos de crianças e adolescentes.
É o reconhecimento das crianças e dos adolescentes como sujeitos de direitos protegidos pela lei. A importância do ECA deriva exatamente disso: reafirmar a proteção de pessoas que vivem em períodos de intenso desenvolvimento psicológico, físico, moral e social.
PROBLEMATIZAÇÃO
Muitas mudanças ocorrem com o passar dos anos e influenciam diretamente na vida do indivíduos, uma delas, sem dúvidas foi a criação e adaptação da mídia, que sempre teve um papel importante na formação do pensamento crítico da sociedade, desde o início com ferramentas como o rádio, jornal e as revistas até hoje em dia com a televisão, nas ruas e principalmente a internet. Tendo em vista que o contato das pessoas com esses canais de comunicação está cada vez mais constante e se iniciando ainda nos primeiros anos de vida, podemos concluir que essa influência vem se tornando cada vez mais relevante, ainda mais quando consideramos crianças e adolescentes que passam a maior parte do dia imersos nessas redes.
A disseminação da internet, em especial, vem trazendo impactos positivos quanto a facilidade de encontrarmos qualquer tipo de informação que, se comparados a cenários anteriores, demandariam um exacerbado esforço que estaria relacionado a posição/ social e financeira.
É perceptível como os jovens são diretamente afetados pelo que acontece online e pelas telinhas, um exemplo disso são fenômenos como a "baleia azul" e a "boneca momo", que viralizaram através da internet. Um outro se dá pelas propagandas políticas e os debates eleitorais e como estes são capazes de definir o resultado de eleições. É impossível negar o impacto provocado por um anúncio ou uma retórica bem estruturada.
O problema surge quando tal discurso é direcionado ao público jovem. Comerciais para essa faixa seguem um certo padrão: enfeitados por músicas temáticas, mostram pessoas, em grupo, utilizando o produto em questão.Tal manobra de “marketing” acaba transmitindo a mensagem de que a aceitação em seu grupo de amigos está condicionada ao fato dela possuir ou não os mesmos objetos que seus colegas. Uma estratégia como essa gera um ciclo interminável de consumo que abusa da capacidade de discernimento juntamente com a vontade de inserção social.
Por ser na infância que formamos as sinapses, é nela que se aprende a maior quantidade de informações. a eficiência das divulgações que nos é apresentada, é bem maior. sendo assim, ao interesse jovem ser levado e cada vez mais afirmado a objetos de desejo e meios de comunicação (ainda mais se este estiver ligado a algum personagem) a ânsia consumista é expandida e o desinteresse do ponto de vista crítico é reforçado, levando o jovem a ficar suscetível a aceitar como positivo quase tudo que lhe é oferecido.
DADOS COLHIDOS
Data : 15/04/2019
Local : Rua Canaã 310, apto 602 - Barroca
Síntese dos dados colhidos :
Jenner Santana, pai de Igor Santana de 11 anos, 6º ano fundamental do Colégio Imaculada Conceição de Belo Horizonte.
Jenner é um usuário ativo de mídias sociais tanto para lazer quanto para informação. Ambos não assistem TV aberta nem TV à cabo. Dividem a mesma conta de YouTube , de maneira que o pai sabe dos acessos do filho, mesmo não morando juntos.
O perfil criado para o Igor restringe o acesso à conteúdo limitado à idade. Igor usa o Google Escola para fazer os trabalhos de escola.
O pai percebe que há uma socialização, mas diferente de sua adolescência. Existe menos contato no pátio da escola mas mais contato devido ao que acontece nos jogos virtuais em grupo. As agressões acontecem nos jogos do mesmo jeito que acontecem em brincadeiras de grupo de crianças. Segundo o pai, faz parte da vida e a criança tem que aprender a
...