O Alzhaimer
Por: 328210130 • 24/4/2021 • Resenha • 273 Palavras (2 Páginas) • 146 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS
PSICOLOGIA
ANA
GABRIELLY NOVAIS
GEIZA CASTRO
SHEILA COSTA
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
DOENÇA DE ALZHEIMER
FEIRA DE SANTANA - BA
2021
DOENÇA DE ALZHEIMER
A doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência neurodegenerativa em idosos. A causa é desconhecida, mas acredita-se que seja geneticamente determinada. Embora as manifestações clínicas da doença de Alzheimer estejam relacionadas à função cognitiva, 50 a 90% dos pacientes com doença de Alzheimer experimentarão uma ou mais alterações comportamentais ou de humor durante a demência, como depressão, apatia, deambulação, agressividade/ agitação, e desinibição.
A doença inicia quando começam os problemas com o processamento de certas proteínas no sistema nervoso central. Surgem, então, fragmentos de proteína mal cortadas, tóxicas, dentro dos neurônios e nos espaços que existem entre eles. Devido a essa toxicidade, os neurônios em certas áreas do cérebro (como o hipocampo e o córtex cerebral que controlam a memória) são gradualmente perdidos, o que é essencial para o reconhecimento da linguagem, do raciocínio, da memória, dos estímulos sensoriais e pensamento abstrato.
[pic 2]
Fonte: OPAS, 2018.
CONSEQUÊNCIAS PARA O INDIVIDUO
TRATAMENTO
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO
REFERÊNCIAS
BRASIL. Associação Brasileira de Alzheimer. Ministério da Saúde. Doença de Alzheimer. 2011. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/226_alzheimer.html. Acesso em: 10 abr 2021.
...