O ESTUDO DIRIGIDO PSICOLOGIA FENOMENOLÓGICA
Por: larimoreira1605 • 21/3/2020 • Trabalho acadêmico • 1.044 Palavras (5 Páginas) • 502 Visualizações
ESTUDO DIRIGIDO 1 - PSICOLOGIA FENOMENOLÓGICA
Estudo com base nos capítulos 2 (A Fenomenologia e suas relações com a Psicologia), do livro Psicologia Fenomenológica : fundamentos, método e pesquisa, de Yolanda Cintrão Forghieri.
● Questão 1 - Qual é a crítica apontada pela autora em relação ao método das ciências naturais?
Ela apresenta uma crítica a questão de que o método da ciência natural bem como se define no positivismo, analisa o sujeito/objeto como algo concreto (pronto) e de momento ao "dado" não levando em consideração a psiquê humana.
● Questão 2 - O que é a intencionalidade?
A intencionalidade é, essencialmente o ato de atribuir um sentido, ela que unifica a consciência e o objeto, o sujeito e o mundo.
● Questão 3 - O que é a redução fenomenológica? Como se chegar à essência das coisas?
É o recurso da fenomenologia para chegar ao fenômeno como tal, ou à sua essência. Através do estudo da vivência efetuada pela Psicologia, pois o conhecimento dos fatos através da intuição implica uma visão da essência.
● Questão 4 - O que vocês compreenderam sobre a vivência reflexiva? E sobre a pré-reflexiva?
Vivência Reflexiva : viver algo/fenômeno, como um momento de alegria e refleti-lo ao longo de um tempo na sua consciência tendo a mesma sensação.
Vivência Pré-Reflexiva : é a intuição sobre um fenômeno que te leva a estudar mais profundamente.
● Questão 5 - O que é a intersubjetividade?
É o encontro das diversas subjetividades do sujeito, provocando o intercâmbio de ideias e sentidos diferentes para os fenômenos vividos por cada um, construindo a pluralidade dos vários sujeitos do mundo.
● Questão 6 - Qual a relação e a contribuição da fenomenologia de Husserl para a Psicologia?
Husserl contribuiu estabelecendo uma relação entre a Filosofia e a Psicologia, pois, embora ele tivesse a intenção de chegar ao fundamento do próprio conhecimento e de todo saber, tomou o mundo vivido como ponto de partida para realizar este seu ideal.
● Questão 7 - Qual o conceito de personalidade para a fenomenologia?
É tomado como o conjunto de características do existir humano, consideradas e descritas de acordo com o modo como são percebidas e compreendidas pela pessoa, no decorrer da vivência cotidiana e tendo como fundamento os seus aspectos fenomenológicos primordiais.
● Questão 8 - O que significa Ser-no-mundo? Por que na perspectiva fenomenológica não há separação entre Sujeito-Objeto?
É o fenômeno do sujeito em contato com a sociedade, tendo a possibilidade de influenciar e ser influenciado pela mesma. Existe um movimento Dialético entre o sujeito e o objeto como uma relação recíproca cognoscibilidade onde um influencia o outro.
● Questão 9 - Descreva :
a) Mundo Circundante : Abrange condicionamentos aos quais estamos sujeitos, sendo, de certo modo, por eles determinados, por vivermos concretamente em um ambiente, e pela limitação decorrente de nossa corporeidade, e nossa animalidade.
b) Mundo Humano : É aquele que diz respeito ao encontro e convivência da pessoa com os seus semelhantes.
c) Mundo Próprio : Consiste na relação que o indivíduo estabelece consigo, ou, em outras palavras, no seu ser-si mesmo, na consciência de si e no autoconhecimento.
● Questão 10 - O que são as maneiras de existir preocupada, sintonizada e racional?
Maneira preocupada de existir : consiste em sentimento global de preocupação, que varia desde uma vaga sensação de intranquilidade, por termos que cuidar de algo, até uma profunda sensação de angústia, que chega a nos dominar por completo.
Maneira Sintonizada de Existir : Vivência de completa harmonia de nosso existir no mundo. Relação Eu-tu (pode surgir em nosso contato com a natureza, no encontro com nossos semelhantes, assim como no nosso envolvimento agradável , ao ouvir uma melodia, ler um livro ou apreciar uma obra de arte).
Maneira Racional de Existir : Necessidade de analisar a nossa vivência cotidiana imediata para conceituá-la e estabelecer relação entre nossas experiências, elaborando desse modo um conjunto de conceitos, relacionados por princípios coerentes que
...