TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Exercicio de nivelamento

Por:   •  1/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade Avaliativa

(UNIDADE 2 – SESSÕES 1 -2)

1_Descreva como era o panorama geral do inicio do Renascimento e final da Idade Média.

R= A burguesia que sempre teve dinheiro, mas não tinha status social começou a ser classe de destaque, pois o dinheiro passou a ser mais valoroso que a linhagem de nobreza. A medida que as mudanças aconteciam, o clero também perdia o seu poder, deixando mais espaço para a expressão humana que não visava mais a adoração divina teocêntrica. A rigidez medieval se esgotava, e a razão humana típica da antiguidade retornava. Retornavam também aspectos das culturas greco-romanas, como o antropocentrismo. Devido a toda essa reinvenção pela qual passava a Europa, Francesco Petrarca, o fundador do movimento chamado Humanismo – que consistia na revalorização do ser humano- deu a época o nome de renascimento.

2_Como é a visão de homem nesse período.

R= O homem renascentista é aquele que, oprimido durante mil anos, der repente se vê livre para criar, dotado de grande capacidade racional e habilidade manual. Ele busca, então, desenvolver ao máximo toda sua potencialidade, o que é chamado de Homem-Universal. O homem passa então de adorador passivo que vive em função e obediência a Deus, a criador de si mesmo, ativo e singular.

3_O que pensava Descartes sobre a razão.

R= Para Descartes, a razão é anterior a qualquer outra coisa. Ela existe antes de tudo, como fundadora da existência humana.

4_Como os estudos de Descartes contribuíram com a psicologia.

R= Uma consequência importante para a psicologia foi a divisão realizada por Descartes ao descrever o cogito. Ao ter certeza da razão. Descartes descreve que pode compreender dois componentes de si: uma coisa que pensa ( res cogitans) e uma coisa que ocupa espaço (res extensa ). Essa seria justamente a divisão mente-corpo tão discutida na psicologia.

5_Fale sobre a visão de Descartes.

R= Para Descartes o corpo era apenas um mecanismo que recebia ordens da res cogitans (mente ou alma). Isso acontece através de uma glândula existente no cérebro, que Descartes chamou de pineal. Essa visão do corpo como mecânico foi um impulso para a retomada de uma doutrina fundamental para a composição do pensamento moderno o mecanicismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (76.6 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com