TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mito e Rito - Antropologia

Por:   •  21/5/2022  •  Seminário  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 3

MITO

O mito (gesto primordial que narra quando algo “surgiu” ou “aconteceu” pela primeira vez) através de um rito específico.

Mito é uma história verdadeira, de caráter sagrado, com perspectiva religiosa, que conta (narrador) alguma revelação primordial e apresenta modelos exemplares de conduta humana, dão sentido e valor à existência humana.

A consciência mítica é a forma de entender e explicar a realidade, é uma intuição compreensiva do mundo consistindo em narrativas sobrenaturais sobre a origem e natureza das coisas, é fundamento na fé, na crença e não na razão.

Na antiguidade como ainda não havíamos desenvolvido a ciência, filosofia e afins, a consciência mítica se estruturava em todos os aspectos da sociedade, fundamentando política, conhecimento, religião, educação, cultura etc.

Ex: Raio no céu (Explicar e entender o fenômeno). Um deus estava zangado com algo, resultando em culturas e povos que explicav

am isso por exemplo através de deuses e aspectos sobrenaturais, gerando diversas mitologias.

Os mitos foram muito importantes antigamente, pois eles tranquilizavam e davam sentido à vida das pessoas, explicavam e motivavam a todos. Hoje a consciência mítica ainda persiste, mas não é mais determinante, faz paralelo por exemplo com ciência e a filosofia, e hoje temos uma sociedade baseada em ciência.

RITO

O rito possui, "o poder de suscitar ou, ao menos, de reafirmar o mito, mas apesar de seguir um padrão, o rito não é mecanizado, pois pode atualizar um mito, mantendo ensinamentos ancestrais e sagrados.

Rito é um pouco diferente de ritual, dando continuidade ao mito. No sentido mais geral, é uma sucessão de palavras e atos que, repetida, compõe uma cerimônia/tradição.

Podemos definir o rito como atos ou conjuntos de comportamentos individuais ou coletivos que seguem determinadas regras a serem repetidas segundo algo previamente determinado. São gestos simbólicos que demonstram uma simbologia que fortalecer o vínculo com a fé e auxiliar psicologicamente os que passam pela mudança e diversas situações do dia a dia.

Os ritos não são exclusivos das tradições religiosas, existem diferentes tipos. Por exemplo: Dar bom dia, cumprimentar alguém, um aperto de mão, rezar/orar. comemorações (de todos os tipos), quando alguém nasce ou morre, entre outros.

DIFERENÇAS MITO E RITO

Ao mito está associado o rito, o rito é o modo de se pôr em ação o mito na vida do homem. O rito expressa um mito, encarnando-o. O mito é o coração do rito, sua estrutura significativa.

Rito e mito estão estreitamente ligados entre si: o rito evoca o mito e o atualiza, enquanto o mito ilustra o rito e o explica em forma linguística.

Em resumo: o rito é a práxis do mito. É o mito em ação. O mito rememora, o rito comemora.

Enquanto o rito é a ação sagrada, o mito é a palavra sagrada que se segue à ação e a explica, mas nem sempre o mito rito bom caminhar juntos.

Por exemplo: Diferentes significados de um símbolo, a cruz.

Originalmente o sinal da cruz é o centro de deus que santifica os fiéis, mas para outros ela pode servir como reverência, proteção etc. Se tem o mito, que toma a forma o rito, que é o sinal da cruz, mas ele pode se ressignificar perante as diferentes culturas e povos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (45 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com