O Mundo dentro da pele
Por: Raypsique • 25/10/2018 • Resenha • 430 Palavras (2 Páginas) • 1.818 Visualizações
Resenha do Livro:
O MUNDO DENTRO DA PELE
O resumo do capítulo 2 do Livro “Sobre o Behaviorismo” escrito por B. F. Skinner, tem como discussão o tema “O mundo dentro da pele”, onde vem abordando explicações sobre o mundo que está dentro de nós, e como podemos descrever o mesmo por meio da comunidade verbal, que neste contexto vem sendo caracterizada como uma espécie de estimulo para determinadas situações.
O mundo dentro da pele, ou o que está contido em nosso corpo, pode ser analisado e explicado por duas áreas de conhecimento, sendo elas a Anatomia e a Fisiologia, que aborda neste contexto três sistemas nervosos, para caracterizar ações relacionadas com traços internos, esses sistemas são: o interoceptivo que serve como estimulação de órgãos como a bexiga e o aparelho digestivo, entre outros; o propioceptivo que estimula os músculos, articulações e tendões do esqueleto e de outros órgãos envolvidos na manutenção da postura e na execução de movimentos e o exteroceptivo que envolvi os cinco sentidos do nosso corpo, a visão, audição, tato, paladar e olfato.
A partir desses três sistemas descritos a cima se desenvolve importantes funções do nosso corpo, sendo uma delas a comunidade verbal que é caracterizada por Skinner como comportamentos operante, que provoca consequências a partir das alterações que são provocadas no ambiente e serve também como uma forma de restrição que são impostas pela privacidade e através disso desenvolvi respostas colaterais aos estímulos que aprendemos, identificamos e descrevemos e esses estímulos são privados e servem para controlar a resposta de determinada ação.
O presente capitulo vem abordando também sobre os mais diferentes tipos de comportamentos que podemos desenvolver, sendo eles comportamento usual, comportamento provável, comportamento perceptivo, comportamento passado , comportamento encoberto e comportamento futuro, onde em cada um há a presença do comportamento verbal. Pode-se ressaltar também que cada um desses comportamentos estão relacionados com o mundo interno/privado de cada individuo, partindo da historia pessoal de cada um, porém, este mundo privado dentro da pele não é claramente observado ou conhecido.
Em todo esse contexto a comunidade verbal, aparece como uma forma de explicação de comportamento e esta bem relacionada aos sistemas nervosos que são considerados primitivos. E essas explicações sobre o comportamento que cada individuo estabelece de acordo aos estímulos podem variar de acordo com os tipos das respostas aceitas perante a comunidade verbal. Sendo assim pode-se destacar que a análise desse comportamentos esta diretamente ligado às causas antecedentes que estão no ambiente.
Referência:
SKINNER, B. F. O Mundo Dentro da Pele. In: Burrhus Frederic SKINNER. Sobre o Behaviorismo. São Paulo: Cultrix, 2006, p. 23-32.
...